Prefeito de Patrocínio, através da AMAPAR, realiza Workshop “Planejamento estratégico para novos gestores”

Nesta semana, que ficou marcada com os 100 dias de governo da nova Administração Municipal, aconteceu na cafeteria Dulcerrado na manhã de hoje, um workshop com o ex-prefeito de Maringá – PR, por dois mandatos, o senhor Silvio Barros.
Abordando um tema nunca antes abordado, sobre planejamento estratégico com novas e diferentes saídas para que os municípios possam superar os desafios encontrados no serviço público, Silvio apresentou idéias que já foram aplicadas em seu mandato como Prefeito de Maringá, período em que recebeu a Prefeitura deficitária e a entregou com um superávit três vezes maior que dívida inicial.
Segundo o palestrante, tudo foi possível graças à capacidade de enxergar soluções onde não havia muito para se ver. Trabalhar com as ferramentas que se tinha e acima de tudo, tentar aplicar aquilo que havia dado certo em qualquer parte do mundo, na sua cidade.
Além das estratégias, Silvio abordou a estrutura de formação de uma equipe de governo, comparando-a com uma corrente. No caso da corrente, não se mede sua capacidade por seus elos fortes e sim, pelos elos mais fracos que a compõem. Assim, é preciso que haja um esforço conjunto de toda equipe para tornar todos os elos fortes.
Um verdadeiro show de gestão, que pode e deve ser aplicada em todas as cidades do Brasil. Exemplo maior é o almoxarifado de Maringá, implantado por Silvio quando era Prefeito: ao mostrar a foto no telão, todos acharam se tratar de um grande hipermercado, um complexo de um grande atacadista. Silvio explicou que a implantação do sistema só foi possível graças ao apoio da sociedade organizada, momento em que falou da importância da sociedade e seu papel no desenvolvimento de um município.
O Prefeito Deiró, que também é presidente da AMAPAR, usou da palavra para dar ênfase ao intuito da palestra, que é motivar às pessoas diretamente ligadas a administração para que apliquem novas idéias para problemas recorrentes, pois segundo o Prefeito, o país vive um novo momento político, onde a gestão e a capacidade de administração superaram a política tradicional, e ainda reforçou a idéia de que tudo apresentado na palestra, pode ser aplicado a Patrocínio e aos demais municípios, “o conselho incentiva, mas o exemplo arrasta” finalizou Deiró.

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio.