Secretaria de Saúde tranquiliza população sobre a possível falta de vacinas contra Influenza

Na manhã desta quinta-feira (20), o Secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira (Bebé) e a enfermeira referência técnica de imunização Flávia Cristina esclareceram sobre a possível falta de vacinas até na próxima terça-feira.
“Queremos tranqüilizar a população de que poderão faltar doses da vacina contra gripe, devido a grande adesão daqueles que tem direito a vacina. Nesse primeiro momento, a Secretaria de Estado de Saúde havia disponibilizado 5 mil doses para o município, que já estão se esgotando. Somente no fim da próxima semana que chegará a nova remessa” informou o Secretário Bebé.
Flávia Cristina ressaltou que a campanha só termina no dia 26 de maio, e que todas as pessoas que tem direito a vacina serão atendidas. “O total de vacinas que será enviado contempla todo o público alvo. Pedimos a compreensão da população para que aguarde a chegada das novas remessas, que serão enviadas semanalmente” alertou Flávia.
Flávia também informou que as vacinas para os professores e para o sistema prisional virão em remessas separadas, e que as datas de vacinação serão agendadas pela Secretaria, dentro de período da Campanha. Os pacientes da área rural e acamados também receberão a vacina em datas específicas.
No dia 13 de maio (sábado), será o Dia “D” (Dia Nacional de Vacinação), onde todas as unidades estarão em funcionamento das 8h às 17h para atender aqueles que não podem se vacinar durante a semana. De segunda a sexta-feira, a vacinação nas unidades é realizada de 8h às 12h e de 13h às 16h30.
A vacina é contraindicada para quem tem alergia severa a ovo e para aqueles que já tiveram reação grave a outras doses da vacina.
Veja os grupos prioritários que tem direito a vacina gratuitamente:
✓ Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
✓ Gestantes (devem apresentar comprovante da gestação);
✓ Puérperas (até 45 dias após o parto, deve apresentar certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante);
✓ Trabalhadores da saúde em EXERCÍCIO, sob potencial risco de contrair a infecção pelo vírus influenza e envolvidos na resposta à possíveis casos da doença (obrigatório apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional -contracheque, crachá, etc.);
✓ Povos indígenas aldeados;
✓ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
✓ Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
✓ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
✓ Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade (obrigatório apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina);
✓ Professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas (cronograma será enviado para cada escola).
Todos devem apresentar documento de identificação pessoal com foto, e levar o cartão de vacinas para atualização.

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio