Dia “D” de vacinação contra gripe acontece neste sábado (13)

Nesse sábado, 13 de maio, é o Dia “D” (Dia Nacional de Vacinação) contra Influeza. Todas as unidades de saúde estarão abertas entre 8h às 17h.
“É muito importante que aquelas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que não tem disponibilidade de se vacinar durante a semana, aproveitem esse sábado e procurem uma de nossas unidades”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira – Bebé.
A campanha vai até o dia 26 de maio. No ato da vacinação, é obrigatório a apresentação de documento de identificação pessoal com foto. É importante também levar o cartão de vacinas para atualização.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão percorrendo as escolas para vacinação dos professores. As comunidades rurais receberão as equipes nos dias 16, 17 e 18 de maio.
A vacina é contraindicada para quem tem alergia severa a ovo e para aqueles que já tiveram reação grave a outras doses da vacina.
Os grupos prioritários que tem direito a vacina gratuitamente, são:
✓ Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
✓ Gestantes (devem apresentar comprovante da gestação);
✓ Puérperas (até 45 dias após o parto, deve apresentar certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante);
✓ Trabalhadores da saúde em EXERCÍCIO, sob potencial risco de contrair a infecção pelo vírus influenza e envolvidos na resposta à possíveis casos da doença (obrigatório apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional -contracheque, crachá, etc.);
✓ Povos indígenas aldeados;
✓ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
✓ Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
✓ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
✓ Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade (obrigatório apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina);
✓ Professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas (cronograma será enviado para cada escola).

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio