Semana dos Museus é um sucesso

Com uma vasta programação, a Semana dos Museus em Patrocínio atraiu centenas de pessoas ao Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, no decorrer da última semana.
Na abertura, segunda-feira (15) o grande público se emocionou com a exibição do filme “Vazio Coração” do diretor patrocinense Alberto Araújo. Na oportunidade, ele lançou seu livro o “Intervalo do Vaga-Lume”, com toda a renda revertida para o Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo.
A Exposição de Arte em Madeira, do também patrocinense Paulo Magalhães, encantou todos que puderam visitá-la durante a semana. As peças, feitas com resíduos florestais e madeira dispensada pela construção civil e indústria moveleira, são criadas por meio de um processo de intervenção mínima, que realça suas formas e relevos naturais.
Na terça-feira (16), foi a vez do público se maravilhar com a apresentação dos Seresteiros do Cerrado. Em seguida Cincinato Guimarães e Adeilson Batista, tendo como base o estudo de documentos, expuseram seu trabalho de pesquisa que faz o levantamento das árvores genealógicas e fatos pitorescos, ou até, controversos da vida privada das famílias patrocinenses.
Na noite de quarta-feira (17), Cássio Dias apresentou o projeto "Resgate da História Oral de Patrocínio". Ainda em construção, o projeto é composto por um acervo de depoimentos em vídeo com pessoas da cidade. Na abertura Gisele Lopes, bailarina patrocinense que fará teste para o Balé Bolshoi no próximo mês, apresentou um número de dança.
Na quinta-feira (18), Flávio Almeida, com sua eloquência e carisma, abordou aspectos históricos, comportamentais e sociais da cidade, a partir de estudos feitos em diversas fontes de pesquisa. Apresentou seu rico acervo fotográfico, de várias épocas, e presenteou o público com seu livro "Patrocínio no Final da Década de 20".
Em uma noite de sonho, na sexta-feira (19), Leida Reis, escritora e jornalista, patrocinense, falou sobre sua história, e em um show de literatura e poesia, apresentou, Vanessa Corrêa e Bilô.
No sábado, o cineasta Waldir Júnior apresentou uma sessão de cinema com filmes curtos.
No domingo (21), encerrando a movimentada semana, a arte, poesia, música e capoeira tomaram conta da esplanada do Museu, com apresentações e a divulgação do resultado do concurso de poesias.
Além dessas atividades, foram oferecidas oficinas de leitura e escrita, desenho, e pintura, nas tardes dos dias 16, 17 e 18 de maio.
A realização da Semana dos Museus, pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, reafirma o compromisso de valorização dos artistas de Patrocínio, e oferece, pela primeira vez, atividades que democratizam o acesso a cultura para toda a população.

Assessoria de Comunicação com informações Secretaria Municipal de Cultura