Alunos da Escola Municipal Afrânio Amaral realizam apresentações teatrais de combate ao bullying

Na manhã de terça (20) aconteceu na Escola Municipal Afrânio Amaral algumas apresentações dos alunos do 8° Ano sobre a temática do bullying e suas consequências no ambiente escolar. O projeto interdisciplinar foi coordenado pela Professora de Língua Portuguesa Claudia Medeiros e contou com o apoio dos demais professores.

O coordenador de Planejamento e Gestão da Educação Natanael Diniz esteve presente e destacou a importância dessas apresentações, segundo ele os alunos aprendem por meio do teatro temas que acontecem na realidade e que desperta no aluno maior consciência sobre suas atitudes.

A Diretora da Escola Noely Abadia afirmou que foi um momento muito especial, os alunos puderam mostrar sua desenvoltura e que essas práticas de prevenção e combate ao bullying devem fazer parte do cotidiano escolar. Parabenizou a Professora Claudia pelo projeto e disse que a escola deve propiciar esses momentos.

A Professora Claudia Medeiros disse que esse projeto vai de encontro aos temas interdisciplinares que devem permear a prática educativa, e que os alunos durante os ensaios puderam sentir que são capazes de trabalhar bem a oralidade, postura e seu próprio desenvolvimento.

As apresentações teatrais foram ambientadas em um cenário de sala de aula, e que as pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade, e nesse sentido toda comunidade escolar deve ter essa ciência de que a escola deve ser antes de tudo, um espaço de vida e respeito as diferenças.