Por determinação do Governo Federal, lojas da Farmácia Popular serão fechadas em todo o Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, em conformidade com a determinação do Ministério da Saúde, encerrará no próximo dia 30 de junho as atividades da Farmácia Popular do Brasil na cidade. Desde a sua implantação em 2006, a Farmácia Popular de Patrocínio oferece 112 medicamentos para a venda e subsidiados. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Humberto Ferreira, o Bebé, devido ao fechamento da unidade, o Governo Municipal irá repassar o valor que era investido no local na compra de medicamentos para distribuição gratuita nas unidades de saúde da cidade. Já os funcionários da Farmácia Popular serão incorporados à rede de saúde pública do município.

Segundo o secretário, o Governo Municipal arcava com todo o custo de aluguel e do quadro de funcionários da unidade e também com medicamentos, e os outros gastos eram supridos com repasses dos governos federal e estadual .  "Nós fomos surpreendidos com essa noticia, que veio inclusive de um ofício do ministério da saúde, que dia no 30 serão fechadas as portas de todas as farmácias populares do Brasil, mas como é uma determinação nós infelizmente temos que cumprir" disse o secretário, que ainda falou, que esse tipo de notícia é triste,  principalmente por a saúde ser um dos principais focos da administração, que tem inclusive buscado recursos de outras áreas para melhorar o atendimento e as diminuir as filas.

Sobre os medicamentos disponibilizados na Farmácia Popular, Bebé disse que o impacto não será muito grande para a população "Num universo de pouco mais de 100 medicamentos, que eram distribuídos na por lá, em torno de 25 realmente tinham uma demanda grande,e esses remédios continuaram sendo distribuídos gratuitamente pelas redes privadas, mas o Governo Municipal, para não deixar que as coisas não venham piorar para os usuários, vai disponibilizar esses medicamentos através da nossa rede publica" disse o secretário, que contou inclusive que até mesmo a faixa que será estendida na Farmácia Popular após seu fechamento, deve seguir um padrão exigido pelo Ministério da Saúde.