Justiça na Escola promove novas capacitações do Proceve

Teve inicio ontem (16) uma agenda de capacitações que visam esclarecer sobre a aplicação do PROCEVE (Programa de Conciliação Para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar) no município. Os primeiros a receberem as orientações da Promotora da Infância e Juventude, Dra. Monique Mosca Gonçalves e da Assessora Jurídica Social do PROCEVE de Campo Grande, Dra. Rosangela Quintana Alfonso Gonzaga foram os profissionais que integram a rede de apoio a criança e adolescente no município, que estiveram reunidos na tarde dessa segunda-feira, no salão do júri do Fórum.

E desde a manhã de hoje (17), cerca de 120 profissionais da rede de educação municipal também estão recebendo uma nova capacitação que visa discutir as questões práticas do Programa, efetivando sua realização nas escolas. A solenidade de abertura contou com a presença do Vice-Prefeito Gustavo Brasileiro, o Juiz de Direito da Vara Criminal da Infância e Juventude Dr. Serlon Silva Santos, o Coordenador das Promotorias da Comarca de Patrocínio, Dr. Aloisio Cunha, a Promotora da Infância e Juventude, Dra. Monique Mosca Gonçalves,  o Tenente Coronel Campos, comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar, os vereadores Marcilene Jacinto e Paulo Roberto (Panchita), o Secretário Municipal de Educação, Emerson Caixeta, dentre outros.

Para o vice-prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro, o papel do PROCEVE vai muito além do controle da evasão e da violência escolar. “É preciso, antes de tudo resgatar o papel de autoridade do educador, mas não só isso é preciso também resgatar o valor desses educadores. O PROCEVE busca a valorização da classe, através do respeito pelos professores, o que no final implica diretamente numa educação de qualidade que esses alunos vão receber. Esperamos que esse projeto seja um verdadeiro recomeço na nossa educação.” disse Gustavo.

Emerson Caixeta, secretário municipal de Educação, vê com bons olhos a aplicação do projeto. “Fico muito feliz por podermos ter esse trabalho aqui. É preciso deixar claro que o papel do professor é ensinar a ler, escrever e calcular, mas está cada vez mais comum termos problemas que dificultam esse nosso trabalho, por isso o PROCEVE é importante, para nos dar um ambiente de aprendizagem ideal, resgatando nossa autoridade como professores” contou o secretário.

O Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos contou da felicidade que têm a cada vez que recebe noticias de que o programa resolveu algum problema. “O PROCEVE foi um achado para nos ajudar nessa jornada tão penosa, e eu fico muito contente com os resultados que já começam a surgir, tenho percebido que em muitos casos os próprios pais desses alunos estão perdidos e sem saber como agir, cabe a nós os guiarmos através desse projeto que antes de tudo educa os alunos” afirmou o magistrado, que ainda lembrou a importância de encontros como esse para que os participantes vejam na prática como o trabalho funciona.

Grande incentivadora do PROCEVE, a Promotora de Justiça de Execuções Penais, da Infância e Juventude de Patrocínio, Dra. Monique Mosca Gonçalves, contou da experiência que ela já pode presenciar nesses primeiros meses de funcionamento do núcleo na cidade. “O PROCEVE funciona bem porque ele vai ao cerne da questão, que é a falta de limites do aluno e a falta de autoridade do educador e dos pais, que até então não tinham nenhum instrumento para lidar com essas questões, portanto o ponto principal do projeto é o empoderamento da comunidade escolar, trazendo de volta essa autoridade e mostrando ao aluno transgressor a necessidade de seguir as regras” finalizou.

O PROCEVE foi implantado em 2016 dentro do âmbito do Programa  Justiça na Escola a fim de combater a indisciplina, com a busca de soluções conciliatórias entre alunos, pais e instituições escolares, respaldando a autoridade dos educadores em relação aos alunos, estabelecendo atividades com fins educativos como penalidade posterior a advertência verbal ou escrita para se repararem danos causados ao ambiente das escolas.