Ações do Outubro Rosa movimentam mês nas Unidades de Saúde

Na próxima sexta-feira (20) a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma passeata, a partir das 16h, na Avenida Rui Barbosa para marcar o Dia “D” da Campanha Outubro Rosa que busca a conscientização das mulheres para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A concentração acontecerá na Praça Santa Luzia, com a participação de profissionais e usuários da rede de saúde.

O Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira – Bebé conclama a população para que participe da passeata e especialmente das ações que estão sendo desenvolvidas em cada unidade. “É muito importante que a comunidade abrace o outubro rosa e participe das ações programadas cuidando de si e também das pessoas de seu convívio” afirmou o Secretário.

Segundo afirma Noilma Passos, Coordenadora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde, “as atividades que estão sendo desenvolvidas buscam não apenas o cuidado com o câncer de mama, mas com a saúde da mulher como um todo”.

Na semana de 23 a 27 de outubro, todas as unidades intensificarão as ações de coleta de citologia e exame clínico das mamas. Serão feitas requisições de mamografias de rastreamento para as mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos conforme protocolo. Ressaltando que aquelas mulheres fora de referida faixa etária em casos suspeitos serão encaminhadas para avaliação médica.

Também haverá durante a semana nas salas de espera palestras, rodas de conversa, depoimentos e exibição de vídeos abordando diversos temas como a prevenção e diagnóstico de câncer de mama e de útero, fatores de risco e adoção de hábitos de vida saudáveis, dentre outros.

Confira a programação de sua unidade e agende sua participação!