SECRETARIA DE MUNICIPAL DE URBANISMO

Patrocínio, 21 de fevereiro de 2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO 3

Nota de esclarecimento referente aos questionamentos apresentados pela empresa Construtora Castro Ltda - CCL.

Solicitação de esclarecimentos 4:

1. Em referência ao item 14.6 da Planilha Orçamentária (Água Quente e seus demais subitens), favor esclarecer:

1.1. Na planilha não tem item para a instalação das placas solares. Como proceder?

A composição de preços unitários do item 14.6.8 contempla tal serviço.

1.2. O boiler a roçar é no modelo vertical ou horizontal? Pois em um desenho apresenta o modelo vertical e em outro modelo horizontal.

Item revisado no projeto.

Solicitação de esclarecimentos 4:

1. Em referência ao item 20.0 ( Ar Condicionado) e seus subitens, pergunta-se:

1.1. O sistema de ar condicionado proposto é composto de um CHILLER (resfriador de líquido) interligado diretamente na rede de dutos de insuflação de ar frio nos ambientes e o equipamento proposto é um resfriador de líquido (água). Como Proceder?

Foi contemplada no projeto a instalação de unidades Fan Coil nos pavimentos de modo que os dutos serão diretamente ligados nas mesmas e distribuídos pelo foro dos pavimentos.

Solicitação de esclarecimentos 8:

1. Em referência ao 5.4 da planilha orçamentária, Laje Maciça, pergunta-se:

1.1. O que foi considerado nesse item? Forma, ferragem, concreto? Na planilha não ficou claro.

Todos os itens contemplados em 5.4 estão descriminados na composição de custos 1 (CPU 1)

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Nota de esclarecimento referente aos questionamentos apresentados pela empresa Santa Bárbara Construções S/A, inscrita no CNPJ 39.809.199/0001-39.

4. Entendemos que o método executivo das estacas indicados no projeto UPA-FUN-EXE-DT-001, não se equivale ao solicitado na planilha orçamentária, haja vista que o processo de execução de estaca hélice contínua, se dá de forma “contínua” e o mesmo não dever ser interrompido. Apesar da natureza semelhante entendemos que o processo de executivo apresentado no referido projeto é de estaca escavada tipo trado mecânico. Caso nosso entendimento estiver correto como devemos proceder para a cotação desse serviço.

O item foi revisado na planilha.

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Nota de esclarecimento referente aos questionamentos apresentados pela empresa GCE S/A.

1. Solicitamos a apresentação das composições de preços unitários dos serviços constantes na planilha orçamentária disponibilizada pelo órgão para este certame;

Disponibilizado.

Solicitamos a apresentação da composição de BDI utilizado pelo órgão para este certame;

O item foi inserido na planilha.

4. Na planilha orçamentária e composições citadas como base do orçamento não constam despesas e serviços despesas/serviços que deveriam fazer parte do orçamento como: Taxas do CREA (ART’s), taxas da Prefeitura Municipal de Patrocínio (Habite-se), taxas do Corpo de Bombeiros (AVCB e aprovação de projeto). Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais taxas;

Os alvarás e certidões emitidos pela Prefeitura serão isentos de taxa, uma vez que o proprietário do empreendimento é o próprio município. O município também possui isenção de taxas junto ao Corpo de Bombeiros. Taxas referentes à Conselhos de classe fazem parte da composição de BDI.

5. Na planilha orçamentária e composições citadas como base do orçamento não constam despesas/serviços que deveriam fazer parte do orçamento como: consumos gerais da obra (água/esgoto, energia, telefone, internet, materiais de escritório, materiais de limpeza, cópias e reproduções) e móveis e utensílios. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas.

Os itens de consumos gerais da obra (água/esgoto, energia, telefone, internet, materiais de escritórios, materiais de limpeza, cópia e reproduções, são de responsabilidade da empresa vencedora, pois os mesmos fazem parte da composição do BDI.

6. Na planilha orçamentária e composições citadas como base do orçamento não constam despesas/serviços que deveriam fazer parte do orçamento como: equipamentos de proteção individual e coletiva para toda a obra, PCMAT/PCMSO e ferramentas manuais/mecânicas necessárias a execução dos serviços. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas.

Todos os itens que fazem parte da planilha da UPA de Patrocínio são composições do SINAPI que consta vários insumos, dentre eles consta o serviço de mão de obra, materiais e todos os demais insumos necessários para a perfeita e total execução do item. Assim, dentro da composição de mão paga-se a hora do profissional, bem como, a alimentação, transporte, exames, seguro de vida, ferramentas, EPI e curso de capacitação. Para verificar tais questionamentos, recomendamos que a planilha de “COMPOSIÇÃO ANÁLITICA” disponibilizada pelo SINAPI seja verificada.

7. Na planilha orçamentária não consta o serviço de execução de barracão de obras da Contratada/Fiscalização da obra. Sendo assim, gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

O item foi inserido na planilha.

8. Na planilha orçamentária no item de administração local subitem 2.1 Engenheiro Civil, na quantidade foi apresentada 2640 horas, o que equivale a 12 meses. Conforme edital e cronograma o prazo para a execução da obra será de 18 meses, e ainda conforme edital a vigência do contrato será de 24 meses, desta forma solicito de quem será a responsabilidade técnica após o cumprimento dos 12 meses pagos em planilha, ou ainda como será feito o pagamento dos demais meses do item 2.1 Engenheiro Civil.

O item foi revisado na planilha.

10. Na planilha orçamentária não contempla o profissional Engenheiro Mecânico, sabendo que a obra em questão terá sistema de ar condicionado e elevadores, solicito esclarecimento de quem será a responsabilidade técnica, ou ainda como será feito o pagamento do profissional Engenheiro Mecânico.

A empresa que fabrica e instala os equipamentos disponibiliza toda equipe necessária para a realização dos serviços, o preço que consta na planilha orçamentária é com base em cotações que estão anexos no e-mail. A responsabilidade técnica é por conta da empresa que fornecerá e instalará os equipamentos.

11. Na planilha orçamentária no item de administração local, subitem 2.3 Vigia Noturno, na quantidade foi apresentado 5280 horas, o que equivale a 24 meses prazo divergência do contrato. Solicito esclarecimento de como será possível fazer a guarda noturna com apenas um profissional, sabendo que, conforme legislação trabalhista o profissional deverá trabalhar 12 horas consecutivas e folgar 36, ou seja, é necessário ao menos mais um profissional para atender a legislação do vigia noturno. Ainda quanto a legislação solicito como será feito a guarda diurna em dias de descanso da obra ou feriados. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

O item foi revisado na planilha.

Quaisquer divergências detectadas durante a execução da obra deverão ser enviadas para análise da fiscalização (CONTRATANTE) em conjunto com a empresa responsável pela elaboração dos projetos, para posterior autorização de execução dos serviços.

12. Na planilha orçamentária e composições citadas como base do orçamento não constam despesas/serviços que deveriam fazer parte do orçamento como: transporte vertical de materiais, andaime fachadeiro (inclusive montagem e desmontagem), andaimes internos, bandeja de proteção principal, tela de proteção de fachada, proteção de periferia, cabos de vida (linha de vida), condutor de entulho, bota fora de resíduos gerados pela construção do prédio e limpeza permanente da obra durante a construção. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

Os itens foram inseridos na planilha.

13. Na planilha orçamentária no item infraestrutura subitem “4.6 FORNECIMENTO E LANÇAMENTO DE CONCRETO ESTRUTURAL VIRADO EM OBRA FCK>=20MPA, BRITA 1 E 2” não foi considerado o sobre consumo de concreto referente a execução das estacas hélice contínua, sabendo que este sobre consumo é algo em torno de 25 a 30 % do volume do concreto. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas, considerando que não podemos ter preços unitários maiores que os do órgão.

Entende-se que a empresa está se referindo ao consumo de água, a mesma já se encontra dentro da composição do custo. Para verificar os insumos que fazem parte do item, recomendamos que a planilha de “COMPOSIÇÃO ANÁLITICA” disponibilizada pelo SINAPI seja verificada.

Quaisquer divergências detectadas durante a execução da obra deverão ser enviadas para análise da fiscalização (CONTRATANTE) em conjunto com a empresa responsável pela elaboração dos projetos, para posterior autorização de execução dos serviços.

14. Na planilha orçamentária no item infraestrutura não consta o serviço de mobilização e desmobilização do equipamento de hélice contínua. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

O item foi inserido na planilha.

15. Na planilha orçamentária no item infraestrutura subitem 4..7, 4.8 e 4.9 não foi considerado os custos com a remoção, carga e transporte do material oriundo das escavações das estacas hélice contínua. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

O item foi inserido na planilha.

16. Na planilha orçamentária no item infraestrutura não consta o serviço de arrasamento

e corte das cabeças das estacas. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

No preço dos serviços consta o serviço de arrasamento e corte das cabeças das estacas. Para verificar os insumos que fazem parte do item, recomendamos que a planilha de “COMPOSIÇÃO ANÁLITICA” disponibilizada pelo SINAPI seja verificada.

17. Na planilha orçamentária no item infraestrutura não consta o serviço de prova de carga estática e assessoria técnica para a execução das estacas hélice contínua. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

O item foi inserido na planilha.

19. Existe equívoco no quantitativo de cabos elétricos para a alimentação e distribuição das tomadas, luminárias e ar condicionado, pois os quantitativos não estão coerentes com o projeto. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

O item foi revisado na planilha.

20. Não existe na planilha orçamentária os serviços de fixação e ancoragem dos de tubulações/eletrocalhas elétricas e telecomunicação, tubulações hidráulicas e incêndio. Sendo assim gostaríamos de saber como será feito o pagamento de tais despesas;

No preço dos serviços consta a fixação dos tubos, para verificar tais questionamentos favor analisar as composições analíticas da planilha SINAPI e SETOP.

21. Para a execução da infraestrutura externa da parte de instalações hidrossanitárias e elétricas não foram considerados serviços como: escavação manual de valas, apiloamento de fundo de valas, envelopamento de tubos, fitas de alertas, reaterro compactado e bota fora de material excedente.

Os serviços questionados foram considerados no item 4.0 Infraestrutura. O envelopamento não é necessário, por isso o mesmo não foi considerado em planilha; as fitas de alertas estão incluídas no preço da subestação.

22. Não foi previsto na planilha o custo com a confecção do manual do usuário.

Quaisquer divergências detectadas durante a execução da obra deverão ser enviadas para análise da fiscalização (CONTRATANTE) em conjunto com a empresa responsável pela elaboração dos projetos, para posterior autorização de execução dos serviços.

Leandro J. S. Andrade Paulo C. M. de Queiroz Ibrahim Abdallah D. Neto
Arquiteto Engenheiro Civil Engenheiro Civil
     
     
     
Diogo Mendes Gonçalves
Secretário Municipal de Urbanismo

 

 

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