ANEXO IX
TERMO DE REFERÊNCIA
Objeto: Contratação de empresa especializada para fabricação e fornecimento de tubulações em polietileno de alta densidade (PEAD) de parede dupla, sendo a interna lisa e externa corrugada de séries diâmetro nominal/diâmetro interno (DN/DI) de 400 mm, 600 mm e 1500 mm, sendo a última com inspeção de 750 mm de diâmetro e 80 cm de altura, para a drenagem da Avenida João Alves do Nascimento no Município de Patrocínio/MG.
1 TUBULAÇÃO EM POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD)
1.1. Objetivo
Estabelecer as especificações básicas das tubulações PEAD de dupla parede, sendo a parede interna lisa e a parte externa corrugada com união ponta-bolsa e anel para vedação, para condução de água pluvial em regime de conduto livre.
1.2. Definições
Os tubos estruturados de PEAD de dupla parede, com união ponta e bolsa, na cor preta, de seção inteiramente circular e séries diâmetro nominal/diâmetro interno (DN/DI) de 400 mm, 600 mm e 1500 mm, sendo a última com inspeção de 750 mm de diâmetro e 80 cm de altura para possíveis manutenções, são particularmente adequados para aplicação em sistemas onde a tubulação opera sob a ação da gravidade sem pressão interna com temperatura máxima de 40º.
1.3. Condições Gerais
a. Tubo de dupla parede em PEAD
Não há necessidade de soldas ou luva especial. A tubulação possui união ponta-bolsa e anel de vedação para sua devida conexão entre tubos.
Figura 1 - Rede tubular em PEAD
Fonte: DNIT, 2014.
a.1. Controle
Os tubos devem ser entregues em barras de 6 metros de comprimento.
O tubo deverá atender ao requerido pelas normas ABNT NBR ISO 21138/2016 e/ou DNIT 094/2014 e classe de rigidez conforme ISO 9969.
Durante o transporte, os tubos devem ser acondicionados adequadamente, para evitar sua queda e preservar sua integridade; deve-se ainda evitar sua exposição a fontes de calor ou a agentes químicos agressivos.
As superfícies dos tubos, interna e externa, devem apresentar-se com cor e aspecto uniformes e serem isentas de corpos estranhos, bolhas, fraturas do fundido, rachaduras ou outros defeitos visuais que indiquem descontinuidade do composto que comprometa o desempenho e a durabilidade do tubo.
1.4. Critérios de levantamento, medição, pagamento e transporte
a. Levantamento (quantitativo para projeto)
O serviço de fornecimento da tubulação PEAD, será levantado através da quantidade de barras com 6 metros de comprimento cada, de acordo com o projeto, em unidade (un.).
b. Medição
O serviço de fornecimento da tubulação PEAD, será medido adotando-se o mesmo critério do levantamento.
c. Pagamento
O serviço será pago conforme o preço contratual, de acordo com a medição referida no item anterior, compreendendo a aquisição, estocagem e transporte de tubulação PEAD até a obra e todas as operações necessárias ao perfeito fornecimento do material.
d. Transporte
O transporte do material e descarga é de toda responsabilidade da CONTRATADA, sendo o local definido pela FISCALIZAÇÃO em qualquer obra do município.
Patrocínio-MG, 07 de Fevereiro de 2020.
___________________________________
André de Oliveira
Engenheiro Civil
CREA-MG 209140/D
___________________________________
Cesar Augusto Amaral
Engenheiro Civil
CREA-MG 227835/D
__________________________________
Jorge Moreira Marra
Secretário Municipal de Obras
Secretaria Municipal de Obras Públicas