Procon dicas para as compras de fim de ano

Natal. Pagamento do 13º. Essa época reúne condições favoráveis para o aumento significativo das compras de todas as famílias. Por isso, o Superintendente do Procon de Patrocínio Ricardo Balila dá algumas dicas para auxiliar os consumidores na compra dos produtos para a ceia de Natal e presentes.

Segundo Ricardo a primeira recomendação é não comprar por impulso. “Aconselhamos que antes de sair às compras, o consumidor faça uma lista do que realmente precisa, evitando gastos desnecessários” afirmou.

Outra dica importante é fazer a pesquisa de preços. Ficar atento se os valores informados nos folhetins informativos dos supermercados e lojas de eletrodomésticos correspondem ao que é cobrado. Optar pelas compras a vista, mas caso tenham  que comprar a prazo, ficar alerta a cobrança de juros e o número de parcelas.

Ricardo ressalta também para que o consumidor esteja atento a data de validade dos produtos e condições da embalagem. Em relação as trocas o Superintendente alerta que “é preciso exigir nota fiscal, que comprovem a compra, e verificar as condições de troca da loja, pois quando se trata de tamanho, cor ou gosto, a troca não é obrigatória”.

Nas compras da internet a atenção deve ser redobrada. De acordo com o Ricardo é necessário verificar a confiabilidade do site. Além de não fornecer informações bancárias em redes públicas.

O Procon está a disposição da população que pode entrar em contato pelo telefone 3839-1800 ramal: 288 ou pelo Plantão Procon (34) 98852-2784.

PROCON REFERÊNCIA

Destaque na região, o Procon de Patrocínio realizou em 2017 mais de 2500 atendimentos, com 100% de eficiência, na solução de todas as demandas.

Confira todas as ações que foram desenvolvidas durante o ano:

- Reforma da sede (pintura geral, troca de mesas, cadeiras e computadores, novas placas);

- Aquisição de moto para fiscalização;

- Fiscalização de postos de combustíveis em abril e agosto (20/04 e 20/08);

- Fiscalização de supermercados (houve apreensão de mais de 80 itens, inclusive produtos vencidos há mais de 30 dias);

- Fiscalização das instituições bancárias (03/04, 10/05, 11/08 e 05/12, totalizando o lavramento de 30 multas);

- Fiscalização de empresas de telefonia;

- Palestras IFTM e Semana do Empreendedor Sebrae;

- Garantia de passagens gratuitas aos idosos nas linhas estaduais;

- Participação de capacitação em Belo Horizonte no mês de março;

- Criação do Fundo de Amparo ao Consumidor;

- Reunião com representantes dos hipermercados;

- Implantação do Plantão Procon;

- Pesquisa de preço de materiais escolares;

- Orientações ao consumidor próximo as datas comemorativas (Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, Páscoa, dentre outros,)

- Orientações para prevenção de golpes.