Secretaria Municipal de Saúde divulga ações de prevenção à Febre Amarela em Patrocínio

Mesmo sem nenhum caso de Febre Amarela confirmado, nem notificado ou suspeito, seja em humanos ou primatas no Município de Patrocínio, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem agido de forma abrangente para evitar o risco de contágio da doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, não há motivo para preocupações.   

Na tarde desta sexta-feira (9), o secretário, acompanhado da enfermeira referência do Setor de Imunização, Flávia Cristina Silva Bertolace, da médica da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Jaqueline Batistuta, da coordenadora da Atenção Primária, Noilma Passos, do enfermeiro referência da Vigilância Epidemiológica, Gilberto Martins Junior, do coordenador de Enfermagem do Pronto Socorro Municipal Celso Carlos e do coordenador técnico do Pronto Socorro, Dr. José do Carmo Júnior reuniu a imprensa para passar para a população as ações que estão sendo realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde no Município no combate à Febre Amarela. 

De acordo com o secretário, a principal ação ainda é a imunização daquelas pessoas que ainda não foram vacinadas no município, o que representa algo em torno de 11 mil pessoas, uma vez que de acordo com os dados da Secretaria de Saúde 87% da população já está vacinado. Ainda segundo Bebé, para melhorar ainda mais o numero de imunizados, a Secretaria de Saúde, a partir da próxima quinta-feira (15) passará a solicitar que os pacientes que forem atendidos nas unidades de saúde do Município (Pronto Socorro e UBSs) levem consigo nas consultas o cartão de vacina, para verificação do mesmo. 

A enfermeira Flávia Cristina explica que desde abril do ano passado a vacinação contra Febre Amarela é realiza em apenas UMA dose que garante a imunização pela vida toda. Por isso, quem já tomou pelo menos UMA dose da vacina na vida NÃO precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. Por essa razão Flávia orienta a população que antes de procurar as Unidades para imunização, verifique seu cartão de vacinação e veja se já não tomou a dose da vacina. Ela ainda alerta as pessoas que realmente necessitem da vacina contra febre amarela, bem como de outras para atualização do cartão, que procurem uma das 16 salas de vacina localizadas nas Unidades de Saúde para colocá-lo em dia. 

Segundo a coordenadora da Atenção Primária Noilma Passos o trabalho na prevenção da Febre Amarela segue rigorosamente as normas do Ministério da Saúde e busca preparar a rede municipal para um eventual caso  “Hoje basicamente o nosso trabalho é organização e estruturação da rede, tanto no sentido de garantir uma vacina de boa qualidade para a população e ao mesmo tempo preparar os profissionais que trabalham na porta de entrada de situações emergência  para que caso eles encontrem algum caso eles estejam prontos para atender” contou a coordenadora, que ainda alertou a população para o fato de que mais 80% das pessoas que ainda não se vacinaram são do sexo masculino e fez um apelo às mulheres, seja ela esposa, mãe ou filha, para que os lembrem da importância da imunização. 

Além disso, Secretaria Municipal de Saúde informa que há contra indicações em relação à vacina para pacientes que tem imunossupressão, seja por doenças (câncer, HIV, lúpus, entre outras) ou medicamentos. Pessoas com alergia à proteína do ovo, à gelatina e ao antibiótico eritromicina não devem tomar a vacina. A vacina não é recomendada para crianças menores de 9 meses, gestantes e pessoas com mais de 60 anos.