Secretaria de Educação realiza II Encontro de Formação para os Profissionais da Educação

No último sábado (14), aconteceu na Escola Municipal Honorato Borges, o II Encontro de Formação para Profissionais da Educação. Com carga horária de 8 horas, a formação contou com a participação de 45 professores do Ciclo da Alfabetização (1º ao 3º ano), e, 93 profissionais da Educação Infantil.

Na oportunidade o Secretário Municipal de Educação, Emerson Caixeta, deu boas-vindas a todos os participantes, ressaltando que é interesse do município o  comprometimento de cada um com o programa para que os resultados sejam obtidos. Também agradeceu o envolvimento da equipe da Secretaria de Educação e demais profissionais na realização das formações.

Esse Encontro integra as atividades orientadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC consiste em um compromisso formal e solidário assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, Estadual e Municipal, desde 2012 para atender a Meta 05 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças até os oito anos”.

A principal inovação no programa 2017/2018 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e inserção da Educação Infantil.

Suas ações compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referenciais curriculares e pedagógicos, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a Formação Continuada e a contribuição para o aperfeiçoamento dos profissionais docentes.