Santa Casa reinaugura moderna lavanderia e Posto de Coleta de Leite Humano

Na noite dessa terça-feira (17) a diretoria da Santa Casa de Patrocínio realizou cerimônia de inauguração de duas modernas máquinas na sua lavanderia Hospitalar e o Posto de Coleta de Leite Humano. O evento contou com a presença da diretoria da unidade de saúde, seu provedor José Carlos Dias, Jorge Marra, Secretário Municipal de Obras que na oportunidade representou o prefeito Deiró Marra que se encontra em viagem a Belo Horizonte. Também estiveram presentes a cerimônia o Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé), o presidente da Câmara, vereador Thiago Malagoli e o vice Valtinho do Jandaia além do Superintendente da Santa Casa Augusto César entre outras autoridades.

Lavanderia

Os novos equipamentos adquiridos através de recursos conseguidos pelo atual prefeito Deiró Marra, enquanto deputado estadual tem capacidade de higienizar mais de 32.000 Kg de roupas mensalmente, funcionando 24 horas por dia com 25 funcionárias. Os recursos liberados à época foram da ordem de R$ 272.000,00, o que possibilitou a compra de duas máquinas lavadoras modernas, que proporcionará maior agilidade no serviço, ganho de tempo e redução de riscos das colaboradoras. A reforma e adequação do setor demandaram recursos superiores a R$ 500.000,00, segundo informações do Superintendente Augusto César.

Posto de Coleta de Leite

A instalação do Posto de Coleta de Leite Humano pela da Santa Casa de Patrocínio, foi possível com a participação direta da Secretaria de Estado de Saúde que liberou parte dos recursos para a elaboração do projeto.  Segundo o provedor José Carlos Dias, “a instalação do Posto de Coleta de Leite é um dos requisitos para que a nossa instituição possa ser habilitada e funcionar como Maternidade de Alto Risco que acolherá as parturientes que tiverem algum tipo de risco durante a gravidez que incluem problemas físicos psíquicos e sociais que podem prejudicar a gestante e o feto”, salientou durante pronunciamento. O Posto atenderá, inicialmente, as mães que têm seus bebês internados na UTI Neonatal da Instituição, que poderão, com todo conforto, segurança e assistência profissional habilitada, ordenhar e armazenar de forma correta o leite de seu bebe, além de até que o bebê complete, pelo menos 06 meses de vida, informou as responsáveis pelo setor.

Importância

Para o Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé), os dois atos são de grande importância para a melhoria do atendimento de todos os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A Santa Casa é a nossa maior prestadora de serviço, tem sido parceira e oferecido um excelente atendimento a todos os seus pacientes”, destacou Bebé. Segundo o Secretário de Obras Jorge Marra que, na oportunidade representou o Prefeito no evento, afirmou que “as duas obras se revestem de grande importância, principalmente as duas máquinas da lavanderia hospitalar colocadas em funcionamento, que vão agilizar o trabalho das funcionarias do setor. É esse o compromisso do nosso ex-deputado e atual Prefeito Deiró Marra, de auxiliar ainda mais essa importante instituição de saúde que temos hoje na cidade”, finalizou.

ASCOM/ Prefeitura Municipal de Patrocínio – União e Trabalho