SESTRAN apresenta relatório sobre os valores arrecadados e as despesas com aplicação das multas de trânsito no município

Na noite de ontem (8) durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio o secretário municipal de Segurança Trânsito e Transportes, Alcides Dornelas, e o subsecretário Major Divaldo Nestor participaram do grande expediente, quando prestaram as informações requeridas pela Câmara Municipal (Requerimento de Informações 12/2018) sobre os valores arrecadados e as despesas com aplicação das multas de trânsito no município.

O relatório (que pode ser conferido neste link Relatório de arrecadação e despesas SESTRAN) analisa os dados dos últimos três anos, e constata, entre outras coisas, que a SESTRAN arrecadou MENOS em 2017, com o sistema de trânsito. A diferença foi de R$324.206,78 (trezentos e vinte e quatro mil, duzentos e seis reais e setenta e oito centavos) se comparado com 2016; e de R$182.793,62 (cento e oitenta e dois mil, setecentos e noventa e três reais e sessenta e dois centavos) em relação ao ano de 2015.

Constata-se que não só a arrecadação foi menor em 2017, mas a quantidade de multas também reduziu drasticamente. Em 2016 foram lavradas 22.197(vinte e duas mil, cento e noventa e sete) multas, e em 2017 o total foi de 9048 (nove mil e quarenta e oito). Ou seja, a diferença supera a quantidade de autuações lavradas durante o ano de 2017.

Registra-se que em 2017 a SESTRAN convocou, formou e uniformizou novos Agentes de Trânsito. A partir de meados de 2017, praticamente o dobro de profissionais passaram a atuar de forma efetiva em toda a cidade. Equipados adequadamente, preparados e bem uniformizados os agentes passaram a atuar durante todos os dias da semana, das 6h às 21h. Antes eles atuavam á pé, sem equipamentos, no horário comercial, de segunda à sexta-feira, e apenas no hipercentro.

Constata-se que nas circunstâncias mencionadas acima seria razoável um aumento das multas de trânsito na atual administração. Entretanto, o que houve foi redução considerável das autuações, ampliação e melhoria do serviço prestado à população.

Outro dado interessante é que no 1º trimestre de 2018 a SESTRAN lavrou MENOS autuações de trânsito do que no mesmo período do ano de 2016, o que comprova que a atual administração continua priorizando a ampliação e melhoria do serviço prestado à comunidade, e não feitura de multas de trânsito.

Analisando os dados constata-se que houve um saldo (positivo) entre o valor arrecadado e as despesas da SESTRAN na ordem de R$439.846,21, em 2017. Já nos dois anos anteriores a SESTRAN trabalhou no negativo. Gastou R$705.483,99 a mais do que arrecadou em 2016, e de R$176.667,79 em 2015.