Rede Municipal de Saúde realiza neste sábado “Dia D” contra a Gripe

Nesse sábado (12) acontece o dia D (Dia Nacional de Vacinação) contra a Gripe, que esse ano assegura a proteção contra os três subtipos do vírus da gripe com maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacinação ocorre durante todo o dia (das 8h às 17h) em todas as 16 salas de vacina do município. É importante frisar que as doses são disponibilizadas por remessa a partir da Regional de Saúde em Uberlândia, e somente estarão disponíveis no dia 12. No ato da vacinação, é obrigatório a apresentação de documento de identificação pessoal com foto. Deve-se levar também o cartão de vacinas para atualização.

Os grupos prioritários que tem direito a vacina gratuitamente, são, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes (devem apresentar comprovante da gestação); puérperas (até 45 dias após o parto, deve apresentar certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante); trabalhadores da saúde em EXERCÍCIO, sob potencial risco de contrair a infecção pelo vírus influenza e envolvidos na resposta à possíveis casos da doença (obrigatório apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional -contracheque, crachá, etc.); povos indígenas aldeados; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade (obrigatório apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina); professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas.