Aberta a “Semana dos Museus”

Em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, através de sua titular Eliane Nunes, com total apoio do Governo Municipal, foi aberta na noite dessa segunda-feira (14) na Explanada do Museu “Hugo Machado da Silveira”, a Semana dos Museus, com o tema Museus Hiperconectados. Na oportunidade, foi lançado o Museu Virtual “Professor Hugo Machado da Silveira” e realizada a abertura da exposição “Memorial do Café” com o apoio da Expocaccer, ACARPA e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, além de uma exposição especial dos escritores da Academia Patrocinense de Letras.

Evento

A cerimônia foi abrilhantada com a presença das Rainhas do Café dos anos de 86, 87, 94, 95, 2004 a 2007, 2012, 17 e a atual de 2018. Em seguida aconteceu uma apresentação do espetáculo teatral “Prosa e Verso” pela Cia Borboletas no Aquário. A Secretária Municipal de Cultural Eliane Nunes agradeceu a disponibilidade e presença das Rainhas do Café de anos anteriores e salientou que, “A criação do concurso não se deu na atual administração, mas com certeza uma maior valorização para o setor veio exatamente desse Governo Municipal, destacando a importância da conectividade tecnológica do passado e futuro, resgatando e atualizando os fatos importantes transcorridos ao longo do tempo”, finalizou.

Segundo Silvia Gasagrande, primeira Rainha do Café, “A atual gestão municipal tem dado mostras de valorização a cultura de nosso povo, buscando o seu resgate em algumas situações e sua preservação em todos os sentidos. Isso contribui para que toda população tome conhecimento e se orgulhe dos valores, dos bens materiais e imateriais de sua terra”, afirmou parabenizando a Secretária de Cultura Eliane Nunes e toda a sua equipe, pelo brilhante trabalho que tem feito a frente da pasta e pela louvável iniciativa da montagem do Memorial do Café, fazendo o resgate cultural do município no aspecto sócio-econômico como cidade produtora do melhor café, salientou.

O presidente da Academia Patrocinense de Letras, jornalista, cronista esportivo e escritor Luiz Antonio Costa também se pronunciou, agradecendo os demais integrantes da APL e o incentivo da realização de atividades da entidade que, “também preza a memória intelectual de nossa cidade”, destacou. Durante toda a semana estão programados eventos até o próximo sábado. Nessa terça-feira a partir das 18 horas será ministrado um curso de arte de como preparar e tomar café ministrado por Poliana Gonçalves e em seguida uma palestra ministrada pelo produtor Osmar Pereira Nunes Júnior e o filho Gabriel Nunes. Na União Operária o artista plástico Elton Brunet ministra curso de artes através da UNAP (União dos Artistas Plásticos de Patrocínio), inteiramente gratuitos.