Memória e cultura patrocinense em foco

“O patrimônio cultural é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e, também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Enfim, tudo que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia” (Cecília Londres)

É direito e dever da sociedade civil organizada identificar o que é um bem cultural e encontrar maneiras de preservá-lo. O poder público em Patrocínio oferece estrutura física e suporte para que a preservação do patrimônio cultural de Patrocínio seja eficiente, a partir do que é proposto e solicitado pela sociedade patrocinense, principalmente, pelos conselhos.

A Prefeitura Municipal de Patrocínio, por meio das secretarias municipais, tem incentivado e promovido a educação patrimonial, com o objetivo de construir conhecimento sobre o que é bem cultural, material e imaterial.

O Setor de Patrimônio Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Casa da Cultura, tem trabalhado para que nossos bens culturais sejam conhecidos, apresentados e preservados de forma adequada, garantindo o registro dos saberes, celebrações, formas de expressão, lugares, documentos e objetos. Destaque para a Língua Kalunga, Patrimônio Cultural Imaterial de Patrocínio, primeiro registro dessa natureza no Brasil.

A realização da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural, em 2017, é um dos exemplos da atenção do Governo Municipal com as questões relacionadas ao setor. Na programação da jornada, movimentações importantes como: “Olhar em Primeiro Plano: Outro Olhar Sobre os Bens Tombados”, concurso de fotografia e exposição de fotos, “Rota Patrimonial”, passeio guiado pelos bens tombados da cidade, “Seminário Novos Olhares Sobre o Patrimônio Cultural”, com a Arquiteta Carolina Vaz, “Guardiões da Memória”, programa que prioriza a educação patrimonial para os alunos do ensino fundamental.Também foram realizadas ações como: a Rodada do ICMS Cultural do IEPHA/MG, vistoria dos bens tombados, fomento dos encontros de folias de reis, congados, viola e capoeira.

A equipe do Museu Municipal está em constante crescimento, estudo e atualização. O museu, atualmente, além do trabalho de conservação do acervo, promove exposições periódicas, com revezamento das obras, objetos e documentos. Ano passado, em quase uma centena de eventos e ações, o museu recebeu quase 10.000 pessoas.

O imóvel da Rua Presidente Vargas, no antigo local de ensaio da Corporação Musical Abel Ferreira, já está reformado para inauguração do Memorial da Cultura Patrocinense, em agosto, um novo ponto de cultura, que ampliará a possibilidade de conservação, apreciação e estudo de objetos, obras de arte e documentos de valor histórico. O memorial fomentará o circuito histórico da cidade, receberá exposições temporárias, provenientes do acervo do Museu Municipal, e exposições com peças que estavam armazenadas e agora estão sendo preparadas para restauro e ficarão expostas.

A Secretária Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Casa da Cultura, Eliane Nunes, disse “que o Governo Municipal está atento ao nosso patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial, nada está esquecido ou descartado, está sendo exposto, armazenado, reparado, restaurado quando necessário, com respeito e critério.”

O Governo Municipal cuida dos nossos bens culturais e promove a educação patrimonial, de acordo com a demanda da sociedade civil organizada, numa gestão compartilhada.