Recebidas as primeiras das 10 mil toneladas de Gesso Agrícola propostas pelo Governo Municipal como condicionante à Mosaic Fertilizantes

Aconteceu na manhã de hoje (26), na comunidade de Samambaia, a entrega das primeiras carretas de gesso agrícola aos pequenos e médios produtores rurais associados aos CDCs (Conselhos de Desenvolvimento Comunitário) do município.

Ao todo, 10 mil toneladas do insumo foram doados pela Mosaic Fertilizantes, como uma das condicionantes propostas pelo Governo Municipal para que a empresa mantenha suas licenças ambientais que autorizam a exploração da mina fosfática, existente em Patrocínio.

Além de receber o gesso, nesse ano o Governo Municipal também disponibilizou para os pequenos produtores filiados nos conselhos comunitários o frete de metade do material doado. Além da Comunidade de Samambaia, outros 37 CDCs receberão o insumo.

Representando o Prefeito no acompanhamento da entrega, o secretário municipal de Obras Públicas, Jorge Marra, afirmou que esse benefício mostra o compromisso do Governo Municipal com o pequeno produtor rural “Essa é uma das ações inovadoras que nós estamos implementando, nos alegra muito poder  fazer essa distribuição de forma gratuita aos produtores, o gesso é um elemento muito importante na atividade agrícola, visto que melhora muito a qualidade do solo, mas é um produto com um frete muito caro, então tivemos essa sensibilidade de pedir esse gesso como condicionante da liberação das licenças e fazer a licitação e a contratação do frete e entregar dentro das comunidades para que os pequenos produtores possam fazer a distribuição, isso faz uma grande diferença para essas pessoas melhorando as produções e a qualidade de vida, essa é a meta do nosso Governo” disse o secretário.

Odirlei Magalhães, secretário municipal de Agricultura e Pecuária explicou como funcionará a distribuição do gesso "A gente entende que o pequeno produtor familiar não tem a condição de comprar o produto e pagar o frete ao mesmo tempo, então foi para atender esse pequeno, que o Governo está ofertando esse frete de 5 mil toneladas, para que ele tenha o ganho social completo, beneficiando 600 produtores devidamente vinculados aos 38 conselhos e associações rurais do município, as outras 5 mil toneladas a Secretaria de Agricultura vai emitir uma requisição e não só esses produtores, mas outros que queiram o gesso, poderão, pagando o frete do seu bolso, buscar até 14 toneladas na cidade de Uberaba" contou.

Para a presidente do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) Alcione Rosa,  que também é moradora da Comunidade de Samambaia, a ação promovida pelo Governo Municipal precisa ser celebrado “Recebemos de bom grado e satisfeitos, é a primeira vez que ganhamos o gesso,  e além disso também ganhamos o frete e estamos recebendo praticamente na porta de casa. Só temos que agradecer ao município por essa grande conquista, o gesso é uma parte muito importante para nós, porque ele segura os nutrientes e mantém a umidade no solo” explicou Alcione.

Gesso Agrícola

O gesso é um resíduo obtido durante a produção do fertilizante superfosfato simples, em que a rocha fosfatada reage com ácido sulfúrico resultando no fertilizante e no seu resíduo sulfato de cálcio (gesso). É uma fonte mais solúvel que o calcário e não promove a neutralização da acidez do solo. A sua aplicação no solo visa fornecer cálcio e enxofre melhorando o ambiente de subsuperfície do solo.

O gesso agrícola desenvolve um maior e melhor desenvolvimento do sistema radicular dos vegetais, propiciando condições para que as raízes absorvam nutrientes e água nas camadas mais profundas do solo, ou seja, aumenta a exploração das raízes, diminuindo consequentemente o estresse hídrico em veranicos.

A utilização do gesso agrícola tem proporcionado grande aumento em produtividade. Esses aumentos são atribuídos principalmente ao melhor desenvolvimento do sistema radicular, o que propicia uma melhora na absorção de água e nutrientes, como mencionado anteriormente.