Secretaria de Agricultura capacita servidores no plantio medicinal

Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Secretaria Municipal de Agricultura de Patrocínio realizou a capacitação de 11 pessoas para identificação, coleta, manejo de plantas medicinais. O treinamento foi realizado no Viveiro Municipal entre 13 a 17 desse mês. Segundo o titular da pasta Odirlei Magalhães, o objetivo é o de “resgatar e preservar os saberes tradicionais e ancestrais na utilização de plantas medicinais pra melhoria de nossa saúde de boa parte da nossa comunidade” salientou.

Odirlei adiantou que, “a segunda etapa que prevê o processamento de plantas na produção de pomadas, xaropes entre outros medicamentos fitoterápicos, está prevista para ocorrer no final do próximo mês de setembro”.  Ele também manifestou alegria em poder proporcionar oportunidades de novos conhecimentos para os participantes que aproveitaram o curso com entusiasmo.  A meta a ser alcançada em breve é a de oferecer uma horta medicinal acessível á população dentro do viveiro municipal e possivelmente uma farmácia ou um empório público de ervas medicinais.

Gesso e Calcário

Essa semana esta sendo concluída a distribuição das 5 mil toneladas de gesso agrícola que, beneficiou 625 pequenos produtores rurais associados aos 38 Conselhos e Associações Rurais do Município. As 7 mil toneladas doadas pela Fosfértil Mosaic e o frete subsidiado pelo Governo Municipal, cobrem uma área de 7 mil hectares o que corresponde a sete mil campos de futebol. Também estão sendo distribuídas 7 mil toneladas de calcário agrícola, beneficiando outros 538 pequenos produtores do município.

ASCOM/PMP – União e Trabalho