Secretaria Municipal de Saúde elabora Manual de Procedimento Operacional Padrão do Canil Municipal

Localizado no Bairro Santo Antônio, o Canil Municipal é um importante instrumento de controle e proteção dos animais em Patrocínio. Reformado em maio do ano passado, com recursos próprios do Município, o local passou a atender todas as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária, ganhando nova pintura e divisão da sala de cirurgias, além da aquisição de novos equipamentos veterinários, de identificação e de limpeza. Desde a reforma, o Canil Municipal tem realizado castrações, algo impossível até então.

Ainda dentro do trabalho de transformação do Canil Municipal, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou o “Manual de Procedimento Operacional Padrão do Canil Municipal”, que foi instituído pela Portaria nº002/2018 do Gestor de Saúde do Município, em 03 de setembro de 2018.

O Manual tem por objetivo básico garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar cada atividade ou procedimento no Canil Municipal.

A partir deste manual, pretende-se elaborar um material gráfico educativo para que toda a população possa ter conhecimento sobre as responsabilidades do Serviço de Controle de Zoonoses e como as atividades são realizadas naquele setor. Um guia, tanto para os profissionais que atuam no serviço quanto para todos os interessados no processo (poder público, sociedade civil, organizações não governamentais, ministério público), com vistas ao correto entendimento sobre as atividades realizadas pelo setor naquele estabelecimento.