CMAEE aplica método pioneiro no trabalho com crianças com dificuldades na leitura e escrita

Sempre atento aos desafios da educação inclusiva, o Governo Municipal, por meio do Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado (CMAEE) da Secretaria Municipal de Educação, tem adotado desde o inicio deste ano de 2018 uma nova ferramenta de identificação, monitoramento e melhoria do desenvolvimento escolar de todos os alunos das redes Municipal, Estadual e particular de Patrocínio. Conhecido como RTI - Resposta à Intervenção, o método permite a identificação precoce de crianças que apresentam dificuldades acadêmicas, além de monitorar o progresso e ofertar intervenções mais intensas de acordo com a necessidade de cada um.

Maria Goreti da Silva, diretora e psicopedagoga do CMAEE, explica como funciona o método, que atualmente o método atende a 127 alunos de todas as redes de ensino de Patrocínio "Funciona como camadas, na primeira camada a gente avalia as crianças por bimestre e as crianças que estão em fator de risco vai para um grupo até que ela consiga acompanhar o restante das crianças da turma, a segunda e a terceira camada são aqueles alunos que as vezes podem precisar de uma intervenção maior, que é o nosso público aqui do CMAE, que são crianças que têm outro tipo de deficiência que não só aqueles do déficit de leitura e escrita" conta Maria Goreti que disse ainda que o trabalho pioneiro tem sido elogiado por toda a região, inclusive com diversos convites para apresentar o método em outras cidades.

Para a professora Aparecida Belarmino, que atende no CMAEE mais de 60 alunos por dia o método tem ajudado bastante em seu trabalho “Abracei este método de corpo e alma e foi muito gratificante, tenho visto uma grande melhora nos meninos, já trabalho aqui há cinco anos  e crianças que estavam aqui há dois, três anos, em seis meses conseguiram melhorar o aprendizado, este ano já dei quase 30 altas, as crianças estão lendo, e eu não tenho mais grandes dificuldades em outras áreas como escrita e matemática” explica.

Mãe de uma aluna que faz o uso do método, Marlene Eustáquia Dias, conta a satisfação de ver a filha se desenvolver “Eu percebi que ela teve um desenvolvimento acima do normal, ela apresentava muita dificuldade e tinha um déficit muito grande de aprendizagem em relação à idade e a série que ela está, e com o trabalho que os professores desenvolveram aqui ela teve um avanço muito grande” disse.

O Método RTI

O RTI - Resposta à Intervenção - é um modelo educacional de multiníveis/multicamadas, muito difundido nos Estados Unidos, onde as atividades são fornecidas a todos os escolares como uma instrução de leitura de alta qualidade baseada em pesquisas dentro da própria sala de aula. A resposta dos alunos a essa instrução é avaliada por meio de instrumentos de triagem, que são administrados, periodicamente, durante todo ano letivo.

Com os alunos identificados como de risco, na base dessa seleção, é realizada uma intervenção de curto prazo suplementar. Essa intervenção pode evoluir a partir de pequenos grupos para aulas individuais com base nas necessidades do aluno. O progresso do monitoramento é usado para medir a resposta dos alunos à intervenção. Aqueles que não respondem à intervenção suplementar são considerados como de risco para transtornos de aprendizagem e podem beneficiar-se de um ensino fornecido dentro de um contexto especializado.

Assim, o RTI é um modelo de programa para a identificação precoce direcionada a alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem e também no comportamento e que necessitam de intervenções mais específicas. Os benefícios do RTI incluem eficiência e eficácia na redução das dificuldades acadêmicas, como leitura, escrita e matemática, diminuição de baixa instrução apontada como causa do mau desempenho, diminuição da má interpretação de alunos encaminhados para os serviços especiais.