Adoção de Cães e Gatos nesse domingo

Entre 9 da manhã e 5 da tarde desse domingo, 25, as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente com apoio da Associação de Defesa dos Animais (ADA) e SOS Animal, estarão envolvidas nas ações do Programa Municipal de Proteção dos Animais Domésticos de Patrocínio, promovendo a doação de cães e gatos atualmente mantidos no Canil Municipal. A primeira edição do evento na atual Administração será desenvolvida no próprio Canil Municipal, na Rua Iracema Maria de Jesus, nº 103 no Bairro Santo Antônio. Os animais disponíveis para adoção já foram castrados, vermifugados e vacinados contra a Raiva Animal e os candidatos a adoção, devem ser maior de 18 anos e apresentar um documento com foto.

Campanha

Segundo o Coordenador do Canil Municipal Carlos Henrique Mariano, existe uma expectativa bastante positiva quanto aos resultados alcançados para essa ação de doações de cães e gatos. “Fizemos uma ampla distribuição de panfletos na cidade e temos recebido inúmeras ligações em busca de maiores detalhes. Estarão a disposição para doações cerca de 40 animais, dentro do chamado S.R.D (Sem Raça Definida), reunindo filhotes, adultos de pequeno, médio e grande porte”, adiantou Carlos Henrique.

O coordenador acredita que a procura por doações sejam maiores do que o número de animais a disposição, diante do interesse da população. Carlos Mariano aproveitou para agradecer o apoio do Governo Municipal através do Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira – Bebé e de Gilberto Martins Coordenador do Controle Municipal de Zoonoses.  “Acreditamos que todos aqueles que conseguirem adotar um animal, possam desenvolver uma guarda responsável”, destacou.

Dados populacionais

Segundo levantamentos realizados em 2014, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados pelas ruas brasileiras. E sem informações recentes, imagina-se que esse número seja extremamente maior nos dias atuais. Infelizmente, as pessoas têm um preconceito muito grande sobre animais que estão abandonados, mas não fazem idéia de como eles foram parar no Canil Municipal. “No intuito de conscientizar e fazer a comunidade entender que existe muito animal saudável e de raça, que acaba morrendo por abandono e falta de cuidados, é que ações como essas estão sendo realizadas e principalmente, que antes de comprar um animal, existem dezenas de cães e gatos na cidade que estão prontos para serem adotados”, dizem os organizadores.

Atividades e atenção

Os cachorros são completamente amorosos e dependentes de atenção e cuidados. Já os gatos, costumam ser mais independentes. Mas ambos precisam de carinho, dedicação e amor. Como qualquer relacionamento, você precisa investir tempo para brincar. É preciso levá-lo para passear, especialmente se você morar em apartamento. É aí que com certeza será necessário pelo menos uns 40 minutos de caminhada diariamente. Isso é algo essencial para controlar a ansiedade, fazê-lo gastar energia, socializar com outros ambientes fora de casa, fazer necessidades entre outros.

Assessoria de Comunicação/PMP/Luiz Cabral/foto ilustração