COMPIR tem conselheiros empossados e elege diretoria
Na noite de ontem (26), o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, deu posse aos 48 membros que integram o COMPIR – Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial composto por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, instituições de ensino, Associação de Congados, Associação de Folias de Reis, CUFA (Central Única das Favelas), Escolas de Samba, Grupos de Capoeira, Movimento OKAUOFU, OAB e Grupos de Religiosidade de Matriz Africana.
Na oportunidade o Conselho realizou a eleição de sua diretoria, que ficou assim definida: Presidente Élida da Silva Amparo, Vice-Presidente Revalina Aparecida da Silva e Secretária Fabrina Gizelle Souza.
Em seu pronunciamento a Secretária Municipal de Cultura Eliane Ferreira Nunes falou sobre a importância do conselho. “O Governo Municipal nunca mediu esforços na promoção de ações para garantia dos direitos e preservação das tradições de nossa população negra, e por isso a constituição desse conselho é fundamental para apontamento das demandas e para que busquemos juntos o seu atendimento” afirmou a Secretária.
O Secretário Municipal de Educação, Emerson Caixeta, que na oportunidade representou o Prefeito Deiró Marra, reforçou o compromisso do Governo Municipal com o COMPIR. “A formação do conselho é fundamental para nos ajudar a combater qualquer tipo de discriminação, além de dar voz e trazer a população negra para que ocupe os espaços que são dela por direito” ressaltou Emerson.
A Presidente eleita Élida Amparo agradeceu o apoio do Governo Municipal. “Quero agradecer a Prefeitura, a Secretaria de Cultura por abraçar conosco essa luta, temos um árduo trabalho, mas unidos conseguiremos conscientizar toda sociedade, combater o preconceito e resgatar nossas tradições” disse a nova Presidente relembrando ainda que pretende usar o Clube União Operário para as ações do conselho com o aval do Prefeito Deiró Marra.
A noite contou ainda com apresentações do Grupo de Capoeira Serená, da Escola de Samba Unidos do Congo, uma benção proferida pelo Monsenhor Magno do Nascimento da Diocese de Patos de Minas e um momento de oração conduzido por Reinaldo Ramos Júnior representante da religiosidade de matriz africana, que reafirmaram o respeito a diversidade cultural também defendido pelos integrantes do COMPIR.