Secretaria de Saúde e Clubes de Serviços entram na Luta Contra o Câncer Infantil
Com o apoio do Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, o Rotary Clube Patrocínio e Lions Lilia Brandão, estão distribuindo desde o início dessa semana, milhares de panfletos com o tema: “Alertas e Sintomas do Câncer Pediátrico”. O material está sendo distribuído em todas as Unidades Básicas de Saúde, Centro Viva Vida, Policlínica entre outras tanto na cidade quanto na zona rural. Segundo Heloisa Rocha e Beatriz Nunes Silveira, presidente dos respectivos clubes de serviços, salientam que o material chama atenção da população para alguns sintomas que podem ser um sinal de que a criança e o adolescente possam estar com algum tipo de câncer que, se tratado precocemente, tem altos índices de cura.
Combater
Em algumas casas, os vilões saem da TV e invadem a vida de muitas famílias. É o caso de quem enfrenta o diagnóstico do câncer infantil que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pode ter afetar cerca de 15 mil crianças brasileiras nesse ano de 2018. Por ser capaz de aumentar as chances de cura em até 75%, a detecção precoce é considerada uma das principais armas no combate a esse mal.
Um dos objetivos das ações é alertar pais e até mesmo a comunidade médica, para a importância de reconhecer os sintomas da neoplasia o quanto antes, já que muitas vezes eles podem ser confundidos com outros problemas freqüentes nessa fase da vida. Entre os tipos mais comuns da doença em crianças, está a leucemia linfoblástica aguda – neoplasia de glóbulos brancos – como o câncer infantil mais freqüente. Em geral, o paciente com leucemia pode apresentar febre, palidez, cansaço e manchas arroxeadas pelo corpo, dentre outros, adianta os especialistas. Estar atento a estes sinais é o primeiro passo para a identificação do câncer e, ainda, para a escolha do melhor tratamento. Abaixo, a especialista lista os principais sinais e sintomas da leucemia infantil.
- Fadiga, fraqueza e palidez;
- Febre e infecção;
- Dor nos ossos ou nas articulações;
- Inchaço no abdome;
- Perda de apetite e emagrecimento;
- Aumento dos linfonodos;
- Tosse ou dificuldade para respirar;
- Inchaço no rosto e braços;
- Dor de cabeça, convulsões e vômitos;
- Erupções cutâneas e problemas de gengiva.
Assessoria de Comunicação/PMP/Luiz Cabral/foto ilustração