CMAEE participa de Fórum Intermunicipal de Educação na UFU

Na próxima sexta-feira (30), a diretora e psicopedagoga do Centro Municipal de Apóio Especializado Escolar, Maria Goreti da Silva, acompanhada de 10 outras profissionais da equipe multidisciplinar, além da diretora e supervisora da Escola Municipal Valma de Oliveira, participam do 1º Fórum Intermunicipal da Saúde e Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O evento acontece a partir das 13:30 horas no auditório 3-C do Campus Santa Mônica.

O Fórum que deve contar com cerca de 100 profissionais da região têm como objetivo apresentar modelo e proposta de identificação e intervenção precoce, avaliação, diagnostico e tratamento para alunos com dificuldades de aprendizado. Diante da proposta, a equipe do CMAEE de Patrocínio apresentará a experiência do serviço que tem sido considerado de excelência e pioneirismo, obtendo inclusive premiação em nível de Minas, Brasil e da ONU.

O CMAEE adotou desde o inicio de 2018 uma nova ferramenta de identificação, monitoramento e melhoria do desenvolvimento escolar de todos os alunos das redes Municipal, Estadual e particular de Patrocínio. Conhecido como R.T.I  (Resposta à Intervenção), o método permite a identificação precoce de crianças que apresentam dificuldades acadêmicas, além de monitorar o progresso e ofertar intervenções mais intensas de acordo com a necessidade de cada um. Segundo Goreti da Silva, o trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Valma de Oliveira.

“O método atende a 130 alunos de todas as redes de ensino de Patrocínio e funciona com etapas, durante o contra turno. Na primeira, as crianças são avaliadas por bimestre e outras, em fator de risco vão para um grupo até que consigam acompanhar o restante da turma, a segunda e a terceira são aqueles alunos que às vezes podem precisar de uma intervenção maior, que é o público do CMAE, crianças que têm outro tipo de deficiência, não só os com déficit de leitura e escrita", explica a diretora Maria Goreti, adiantando que o trabalho tem sido elogiado por toda a região, inclusive com diversos convites para apresentar o método em outras cidades.

Assessoria de Comunicação/PMP/Luiz Cabral/Foto divulgação