Prefeito recebe visita de comitiva da cidade de Paraopeba

O Prefeito Deiró Marra recebeu na tarde de ontem (20) a visita de uma comitiva de autoridades da cidade de Paraopeba, composta pela Secretária de Educação Telma Cristina de Oliveira; pela coordenadora pedagógica Lucimar Aparecida da Silva e pelo vereador Diego Henrique Ferreira Braga. Também estiveram presentes no encontro, o secretário municipal de Educação Emerson Caixeta e a coordenadora do Proceve, Tamara Couto Duarte (FOTO). A comitiva veio a cidade para conhecer de perto o funcionamento do projeto Justiça na Escola, e mais precisamente do ProCeve (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar) que utiliza métodos diferentes na resolução de conflitos que envolvam menores infratores ou com problemas disciplinares.

Aos visitantes Déiro Marra explicou o sucesso do programa nas escolas do município “Entre nós o Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar (PROCEVE) é sucesso absoluto. É mesmo referência e serve de modelo não só para Minas, mas para todo o Brasil. Estou certo de que nossos visitantes levarão a melhor impressão e a certeza de que devem implantar o quanto antes este elogiável Programa lá em Paraopeba” disse. Autor do projeto de instalação do programa Justiça na Escola na cidade de Paraopeba, o vereador Diego Braga disse que: “É um grande prazer está aqui conhecendo este projeto e vendo na prática o seu funcionamento para que já possamos iniciar imediatamente em nossa cidade esse projeto que deu tão certo aqui” afirmou.

Telma de Oliveira, secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte de Paraopeba se disse muito animada com a instalação do projeto em sua cidade “nós viemos aqui para conhecer essas ferramentas que vão ajudar os professores a combater a indisciplina e a formar valores fundamentais para o bom funcionamento das escolas,” elogiou. A servidora municipal Tamara Couto Duarte, coordenadora do ProCeve em Patrocínio falou da honra de trabalhar em um projeto que está se tornando referência em outras cidades “Fico muito honrada em saber que o trabalho está se expandindo por Minas Gerais e acreditamos na possibilidade dessa expansão para todo o Brasil, é o reconhecimento do nosso trabalho” contou.

Justiça na Escola

Idealizado pelo juiz da Vara Criminal da Infância de Patrocínio Dr. Serlon Silva Santos, o Programa Justiça na Escola, foi implantado por meio de uma parceria entre os poderes judiciário, executivo, legislativo, comunidade, setor educacional e parceiros, e vem cumprindo seu objetivo de promover ações e colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico, livre de drogas, crimes e violência. Palestras e treinamentos são realizados com estudantes, professores e a comunidade, discutindo assuntos variados. Depois que as necessidades são identificadas, um projeto específico é elaborado para cada unidade educacional, de forma que os temas debatidos possam ser aprofundados.

ASCOM/PMP/Foto Divulgação