Educação e VLI realizam encontro do Programa Revelando Patrimônio

Na manhã de quarta (20) foi realizado no Plenário da Câmara Municipal a cerimônia de entrega dos catálogos e fascículos do Programa Revelando Patrimônio. Estavam presentes os professores pesquisadores que fizeram parte do programa, bem como alguns gestores das escolas municipais e estaduais. A abertura foi realizada pela assistente do programa Patrícia Mara Fantini de Freitas que representa a Compreender Consultoria e contou também com a presença da coordenadora Luana Carla Campos. O engenheiro Bruno e o Eliéser  também esteve presente e representaram a empresa VLI.

Em seguida fez uso da palavra a Superintendente Regional de Ensino Luzia Fátima de Santos  Paiva que destacou  a importância desse programa para a aquisição de novos conhecimentos e salientou que os artigos revelaram a riqueza do nosso patrimônio. O Secretário Municipal de Educação Emerso Caixeta agradeceu a parceria da empresa VLI com a educação de nossa cidade e afirmou a alegria de perceber o desenvolvimento desse projeto, onde os alunos e professores puderam descobrir novos olhares perante a sua história.  O subsecretário de Educação Natanael Diniz parabenizou os professores envolvidos com o programa, e destacou que a tríade ensino, pesquisa e extensão são de grande valia no âmbito escolar, pois envolve a prática social com a produção de trabalhos de cunho social e histórico.

Durante o encontro os professores pesquisadores puderam partilhar dessa vivência, onde foram apresentadas algumas questões que envolveram a elaboração, e o desenvolvimento dos artigos que foram publicados. Dando prosseguimento as ações do Programa Revelando Patrimônio nesta segunda edição, realizada ao longo de 2018 e 2019 foram promovidas  pesquisas patrimoniais no ambiente escolar. Essa busca foi realizada através do plano didático- metodológico destinado ao fomento da investigação dos temas patrimoniais, o que foi realizado em cinco municípios de Minas, Betim, Divinópolis, Itáuna, Montes Claros e Patrocínio. No final do encontro foi realizada a entrega dos catálogos para os professores e gestores. De Patrocínio participaram do programa as escolas: Coronel Elmiro Alves Nascimento, Colégio Olímpio, Dalva Stela de Queiroz, Joaquim Dias,  Venina Tavares do Amaral, Elisa Viana Botelho,  João Batista Romão, Joaquim Martins,  CAIC e Afrânio Amaral.

ASCOM/PMP com informações de Natanel Diniz/Subsecretário de Educação/Fotos divulgação