Governo Municipal e APL promovem lançamento de livro

Em comemoração aos 177 anos de emancipação política/administrativa de Patrocínio, e dentro das atividades da FENACAFÉ 2019, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu na noite de 1º de abril, em parceria com a Academia Patrocinense de Letras, o lançamento do livro “Patrocínio – Terra Minha”, uma coletânea de textos sobre a cidade escritos pelos próprios acadêmicos da APL.

Eliane Nunes, secretária municipal de Cultura e Turismo explicou que,  "Com muito orgulho estamos sendo parceiros da APL no lançamento desse livro, é um ganho muito grande, não só nesse momento, mas também para as futuras gerações poder falar desse amor pela nossa cidade, essa visão dos acadêmicos em vários estilos vai propiciar a crianças e adolescentes, a também contribuir com a nossa cidade por meio da literatura, estamos realizados em dar para a nossa cidade nos seus 177 esse livro de presente e acreditamos que iremos fomentar a literatura sobre as estórias e causos do nosso município”, argumento. Com a renda conseguida com a venda do livro,  um projeto será desenvolvido pela APL com o apoio da  Secretaria de Cultura. Com o valor de R$30,00 o livro “Patrocínio – Terra Minha” está sendo vendido no Museu Histórico Municipal “Professor Hugo Machado da Silveira”, na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e na Academia Patrocinense de Letras.

“Auspiciosa”, assim definiu a escritora e artista plástica Maria Helena de Resende Malagoli a data escolhida para o lançamento do livro. "Nós estamos na semana de comemoração da emancipação do município e veio a calhar o lançamento, é uma obra singela, mas que fala das coisas da nossa terra, das belezas da cidade vista de um olhar acadêmico, de escritor de poeta, um olhar diferenciado cheio de amor, que procura colocar em letras tudo aquilo que o nosso coração sente mas que não temos condições de dizer, dentro da singeleza dessa obra está a grandeza de Patrocínio”, definiu a presidente da Academia de Letras.

Também membro da APL e uma das autoras do livro, a professora Maria José de Magalhães, a Lalá, explicou o processo de criação da obra. "Esse livro representa a força de um trabalho em grupo, o mérito plural, são inúmeros colaboradores que temos que agradecer, foi um trabalho de pesquisa em todas as redações de jornais da cidade, várias horas de pesquisa na Biblioteca Municipal, garimpamos os artigos e depois pedimos permissão para publicá-los”, contou a autora.

ASCOM/PMP/Foto Divulgação