Prefeito apresenta resultados na Saúde e renovação de parceria com a Santa Casa

Na manhã desta sexta-feira (5) o prefeito Deiró Marra recebeu a imprensa na sala de reuniões do gabinete onde, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, apresentou os resultados da saúde municipal dos últimos dois anos. Na oportunidade também foi assinada a renovação do contrato com a Santa Casa de Patrocínio e anunciadas a contratação emergencial de novos agentes de endemias e equipamentos de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Resultados

Apesar da crise que afeta todo o país, o Governo Municipal não mediu esforços para melhorar o acesso ao atendimento humanizado e de qualidade para a população. Os resultados deste trabalho, que já são notados pela população, ficam claros quando se compara o número médio de atendimentos mensais, que passaram de 150 mil em 2016, para 276 mil em 2018, um aumento real de 84% em dois anos.

"São os resultados do nosso modelo de gestão na saúde, essa evolução aconteceu à custa de muito trabalho para que conseguíssemos chegar onde estamos. Esse aumento de 84% mostra a magnitude do nosso trabalho", comemorou Deiró, que falou da questão influência que a melhoria da saúde municipal tem a nível regional. "Como o atendimento da saúde de Patrocínio melhorou muito, quando cai a saúde nas cidades de pactuação vizinhas, como Patos de Minas e Monte Carmelo, diversos pacientes que deveriam ser atendidos por estas cidades acabam vindo para cá", explicou o Prefeito.

Humanização

O secretário municipal de Saúde, Bebé, disse que a evolução precisa ser contínua. "Nós estamos tendo um crescimento substancial nos atendimentos, mais ainda não é tudo o que a gente quer, queremos melhorar muito mais e manter essa humanização e o respeito ao nosso usuário e deixar o legado de que é possível fazer saúde pública mesmo com poucos recursos, mas com atitudes viáveis e parcerias salutares com outras entidades de saúde", afirmou.

Outro ponto abordado pelo Prefeito foi um aditivo no contrato com a Santa Casa de Patrocínio com a Prefeitura. "Tivemos a grata satisfação de assinar um novo contrato com a Santa Casa, mas foi um aditivo totalmente remodelado, eu poderia dizer que é um novo contrato, um marco divisor na participação e co-participação entre Município e Santa Casa, porque, como 84% dos atendimentos da Santa Casa são para o Município, não é justo que fiquemos alheios à situação, e foi isso que fizemos, reequilibramos o contrato e ampliamos as atividades, porque investindo na Santa Casa ela vai poder oferecer um melhor serviço para o Município", disse.

Também presente na reunião, o provedor da Santa Casa, José Carlos Dias, falou da importância que o novo contrato representa para a entidade. "Nós já havíamos falado com o Prefeito pedindo o que poderia melhorar, e houve uma melhora de outras prestações de serviço que serão incluídas, é um contrato que não deixa de ajudar e contribuir com a  sequência da nossa Santa Casa porque houve uma melhorar muito significante", avaliou.

Combate a dengue

Com o período de chuvas, e o aumento de número de casos de dengue em toda a região, o Governo Municipal irá promover ações para evitar a proliferação dos mosquitos, como a contratação emergencial de agentes e a compra de equipamentos. "As contratações são de caráter emergencial, limitadas a noventa dias, porque apesar do processo seletivo já estar sendo feito é preciso dar uma pronta resposta para o combate à dengue, zika e chikungunya e doenças relacionadas, estamos comprando os equipamentos, inclusive de fumacê, para que o nosso Município tenha a condição de dar esta resposta", disse.

Segundo Bebé, a expectativa é de que os novos agentes possam atuar ainda este mês, "Como nosso efetivo é pequeno, nós conversamos com o Prefeito e ele de prontidão autorizou a contratação emergencial de no mínimo mais 10 agentes, nossa intenção é de que finalizemos essas contratações no máximo entre os dias 15 e 20 para que eles possam passar pelo treinamento e já começar os trabalhos de combate ao Aedes Aegypti", finalizou.

ASCOM/PMP/Foto Divulgação