Campanha de Vacinação contra a gripe começa quarta-feira

Começa nessa quarta-feira (10) e vai até o dia 31 de maio a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2019. Em Patrocínio, a vacina, que assegura a proteção contra os três subtipos do vírus da gripe com maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B, estarão disponíveis nas 16 salas de vacina do Município das 8h às 12h e de 13h as 16h30 de forma gratuita para o grupo prioritário.

Segundo o secretário de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, a meta é imunizar mais do que os 90% do público alvo sugeridos pelo Ministério da Saúde “É uma vacina que tem um público alvo, onde nós temos inclusive uma meta a ser cumprida, e Patrocínio no ano passado foi uma das poucas que conseguiu atingir a meta em todas as categorias de pessoas que devem ser vacinadas, e nesse ano estamos trabalhando para fazer a cobertura de 100% do público alvo. É importante frisar que estas vacinas são disponibilizadas paulatinamente pelo Ministério da Saúde, e pode acontecer de você chegar em sua unidade e naquele dia faltar a vacina, mas com certeza não faltará vacina para nenhuma das 25,500 pessoas do nosso público alvo” afirmou.

Os grupos prioritários que tem direito a vacina gratuitamente, são, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes (devem apresentar comprovante da gestação); puérperas (até 45 dias após o parto, deve apresentar certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante); trabalhadores da saúde em EXERCÍCIO, sob potencial risco de contrair a infecção pelo vírus influenza e envolvidos na resposta à possíveis casos da doença (obrigatório apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional -contracheque, crachá, etc.) e povos indígenas aldeados.

Também indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independem da idade (obrigatório apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina); professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas.  No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação pessoal com foto. Deve-se levar também o cartão de vacinas para atualização.

ASCOM/PMP/Foto Divulgação