Alunos participam de campanha da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Dentro da proposta de promover a Coleta Seletiva em Patrocínio, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá promover diversas ações educativas e promocionais com o lançamento da Campanha de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Recicláveis nas escolas públicas do município.

A campanha, que está sendo desenvolvida juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, consiste em duas modalidades, coleta de resíduos recicláveis por escola e o concurso Eco-vídeo.

Campanha

A Campanha de Coleta de Resíduos Recicláveis se dará entre os dias 02 e 31 de maio, quando os alunos e demais integrantes das escolas participantes deverão armazenar em suas escolas os resíduos recicláveis.  Para tanto, as escolas receberão bags para armazenar os resíduos de papel, plástico e metal.

Duas vezes por semana, em dias previamente estabelecidos, o caminhão da coleta seletiva recolherá os resíduos arrecadados, momento em que os resíduos serão pesados.  A pontuação será obtida por quantidade de resíduos recicláveis per capita, ou seja, através da média de quilogramas de resíduos recicláveis dividido pelo número de alunos das escolas participantes. Desta forma todas as escolas poderão concorrer igualmente, independentes do número de alunos.

Nesta modalidade as escolas vencedoras receberão os seguintes prêmios, para o 1º Lugar um Data-show e uma mesa de Ping Pong, para o 2º Lugar: uma Impressora jato de tinta Tanque e uma mesa de Ping Pong e para o 3º Lugar uma Mesa de Ping Pong.

Já o Concurso Eco-vídeo, premiará individualmente alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental devidamente matriculado nas escolas públicas do município, que criarão vídeos sobre o tema, seja em forma de documentário ou ficção, de no mínimo 1 minuto e no máximo 1 minuto e 30 segundos. A participação é individual, em nome do aluno produtor e da professora orientadora.  Todos os alunos poderão produzir os vídeos, porém as escolas selecionarão 10 vídeos que irão concorrer à premiação. Todos os três alunos vencedores, e seus professores orientadores, serão premiados cada um com um celular.

Tanto as escolas vencedoras da campanha de coleta, quanto os alunos vencedores do concurso de vídeos, serão conhecidos e premiados no dia 7 de junho no encerramento da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente.