Atletas de jiu-jítsu dos CRAS se destacam em Belo Horizonte

No último dia 13 de abril, 18 crianças e adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município, participaram da XXII Copa Leão Dourado de Jiu-Jítsu na cidade de Belo Horizonte. Essa foi a terceira vez que os jovens atendidos pelos CRAS participaram da competição, todas eles como parte da delegação da Academia Ares Team, comandada pelo mestre Hilton Márcio. Neste ano 16 atletas conseguiram medalhas, sendo 2 de bronze, 6 de prata e 8 de ouro.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pastor Alaércio, o jiu-jítsu cumpre um importante papel nos CRAS de Patrocínio, porque é um instrumento de prevenção para os jovens. "Este é um projeto de prevenção da nossa Secretaria, para estes meninos a praticarem esse esporte, porque assim ao invés deles estarem nas ruas fazendo coisas erradas eles estão praticando o jiu-jítsu, assim nós cumprimos o nosso papel de não só assistir socialmente, mas também prevenir que futuros problemas possam acontecer," explicou.

Mestre Hilton, explica que o esporte é antes de tudo uma oportunidade para a transformação social dos jovens. "Todos eles começaram o jiu-jítsu dentro do CRAS e eles treinam duas vezes por semana, a maioria somente dentro dos equipamentos das unidades, e isso tem mudado bastante a forma de pensar e agir dessas crianças e adolescentes, dando novos rumos, novos pensamentos e objetivos e é isso que queremos com nosso trabalho tirar essa ociosidade dos jovens e colocar metas para eles cumprirem," falou.

Maiara Aparecida Iocca, Educadora Social CRAS Vera Nunes fala da importância do jiu-jítsu nos trabalhos desenvolvidos nas unidades. “O jiu-jítsu é um aliado dos serviços de convivência dos CRAS, ele tem auxiliado os meninos, que vêm nele apoio e oportunidade que precisam desde o início das atividades os CRAS que, resultou nesses medalhistas e eu acho que o mais importante nem é a conquistas destes campeonatos, mas a conquista que eles trazem pro dia-a-dia deles, a questão social, do desenvolvimento escolar, comportamento, projeção de futuro, disciplina, empenho e dedicação, é um grande avanço para eles sem dúvidas" finalizou.

ASCOM/PMP/Foto Divulgação