DAEPA faz esclarecimentos sobre a qualidade da água distribuída à população

O Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA) promoveu na manhã dessa terça-feira (23) uma entrevista coletiva para esclarecer sobre a qualidade da água distribuída à população, principalmente em relação aos dados divulgados incorretamente em mídias digitais e redes sociais comparando a água distribuída em Patrocínio e outras diversas cidades do Brasil com a Legislação da União Europeia, levando quem acessasse os dados a crer que a água distribuída na cidade seria prejudicial à saúde, o que de modo algum corresponde com a verdade.

O DAEPA esclarece que segue a risca todos os padrões estabelecidos pela Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017, anexo XX do Ministério da Saúde, realizando semanalmente o monitoramento da qualidade de água do município de Patrocínio. É realizado também, o monitoramento do afluente de abastecimento "Córrego Feio" semestralmente de acordo com padrões estabelecidos pela resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005 do Ministério do Meio Ambiente.

As análises são realizadas por laboratórios terceirizados, devidamente acreditados e de acordo com a NBR ISO/IEC 17025, para idoneidade dos resultados. Estas coletas são realizadas tanto no ponto de captação do afluente "Córrego Feio", quanto na saída do tratamento.

ASCOM/PMP/Fotos Divulgação

 Leia abaixo a nota assinada pela equipe técnica do laboratório de análises de água da Estação de Tratamento de Água — ETA São Judas