Amanhã acontece Dia “D” de vacinação contra gripe

Nesse sábado, 04 de maio, as salas de vacinas de todas as Unidades de Saúde e Policlínica estarão abertas entre 8h e 17h para o Dia “D” de Vacinação conta Influenza. “Convocamos todas as pessoas que fazem parte do público-alvo e que não podem comparecer nas unidades durante a semana que aproveitem esse sábado para se vacinar”, conclamou o Secretário de Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé).

Os grupos prioritários que tem direito a vacina gratuitamente, são, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes (devem apresentar comprovante da gestação); puérperas (até 45 dias após o parto, deve apresentar certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante); trabalhadores da saúde em EXERCÍCIO, sob potencial risco de contrair a infecção pelo vírus influenza e envolvidos na resposta à possíveis casos da doença (obrigatório apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional -contracheque, crachá, etc.) e povos indígenas em aldeias.

Também indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independem da idade (obrigatório apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina); professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas.  No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação pessoal com foto. Deve-se levar também o cartão de vacinas para atualização.

Pacientes com Dengue

Como tem acontecido nos últimos feriados e finais de semana, a Políclinica também estará funcionando nesse fim de semana (4 e 5 de maio) como unidade de atendimento à pacientes com sinais/sintomas de dengue, das 8h às 20h com médicos, enfermeiros e toda equipe de apoio.

É importante reforçar a população para que procurem o atendimento nessa unidade, exclusivamente, em caso de suspeita de dengue. Os pacientes que já estão em acompanhamento também podem procurar a Policlínica durante o fim de semana munidos do cartão de acompanhamento e/ou qualquer referência da UBS ou pronto Socorro.

ASCOM/PMP/Foto ilustração