Saúde prepara ações para o Novembro Azul

A exemplo do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde prepara para o mês de novembro diversas ações, agora voltadas para a saúde do homem.  O Novembro Azul terá seu ponto alto na semana de 11 a 14 de novembro, onde todas as unidades de saúde realizarão salas de espera, palestras, rodas de conversa e exames voltado ao público masculino. 

Cabe ressaltar que a realização do PSA, exame de sangue usado para detectar os casos de câncer de próstata, só devem ser solicitados para o grupo de risco composto por homens com idade acima de 50 anos, que tenham histórico familiar da doença ou apresentem problemas e dores na micção (ao urinar) e ejaculação. 

Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal 

Também em novembro, entre os dias 4 e 8 da próxima semana, acontece a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal, instituída pela Lei N° 5.056/2019, que tem como objetivo a promoção de ações para elevar a consciência da população sobre o Câncer Bucal, bem como a realização de atividades de educação aos profissionais e realizar a detecção precoce do Câncer Bucal. 

Pessoas com mais de 40 anos, fumantes e que há mais de um ano não vão ao dentista, e portadores de feridas na boca que não cicatrizam há mais de 20 dias, são o público-alvo da campanha e terão atendimento diferenciado durante toda semana, podendo se consultar com os dentistas das unidades de saúde. Também no dia 04/11, por meio de uma parceria com a Uniodonto, haverá uma Unidade Móvel com dentista na Praça Santa Luzia para consulta e exames do público-alvo. 

ASCOM/PMP