Patrocínio sedia etapa do circuito de atualização em reabilitação pós-Covid

Na noite de ontem (26), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO 4) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou no Auditório Geraldo Campos uma capacitação com 60 profissionais de Patrocínio e  região sobre os cuidados com pacientes que tiveram Covid-19, de forma a minimizar e evitar possíveis sequelas.

Anderson Coelho, Presidente do CREFITO 4, falou sobre a importância dessa atualização. “Infelizmente já está cientificamente comprovado e as estatísticas tem demonstrado que existe uma síndrome pós-Covid com sequelas não só do sistema respiratório, mas neurológico, cardiovascular, entre outros, mesmo nos casos mais leves de sintomas, que necessitam de um diagnóstico de um fisioterapeuta para reabilitação de acordo com a necessidade de cada pessoa”, explicou informando que o Conselho está percorrendo todas as regiões de Minas Gerais para oferecer esse nivelamento de conhecimento.

De acordo com o palestrante, Fábio Luiz Mendonça Martins, professor da Faculdade Federal de Diamantina, o treinamento oferece aos profissionais atualidades, conhecimento e novas formas de avaliar, prescrever e tratar os pacientes que desenvolvem essas sequelas, a fim de diminuí-las e garantir a qualidade de vida da população pós-Covid.

Segundo Márcio Brito, Coordenador de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, 24 profissionais da rede municipal participaram da capacitação. “Essa formação será muito importante para integrar as ações de cuidados aos pacientes acometidos pela Covid-19 que já vem sendo desenvolvidas pelo município”, afirmou o coordenador.

ASCOM/PMP