Projeto “Trabalhando a Autoestima na Escola” é finalizado em Martins

Na última terça-feira (30), aconteceu o encerramento do Projeto “Trabalhando a Autoestima na Escola”, ação piloto, realizado na Escola Municipal Joaquim Martins, na localidade rural de Martins, pelo Núcleo de Atendimento às Escolas de Patrocínio.

Na ocasião, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as alunas tiveram uma palestra, com a participação da psicóloga Carla Patrícia de Aguiar e da enfermeira Karoline Bianca Silva Tolentino do PACS, sobre a autoestima, cuidados com o corpo, alterações no corpo da adolescente, relações sociais, autoconfiança, modo de se vestir e o autocuidado.

O objetivo do projeto foi levar às alunas adolescentes orientações para que entendam os acontecimentos da adolescência contribuindo com seu bem-estar e sua autoestima, já que essa fase é permeada de grandes transformações e de formação da identidade, o que contribui significativamente no processo ensino-aprendizagem.

Em momentos descontraídos, o tema foi abordado com palestras, dinâmicas de grupo, exercícios de reflexão, confraternização e distribuição dos kits de autocuidado pela equipe do Núcleo de Atendimento as Escolas.

Para a Diretora Gabriela Miranda o projeto contribui muito com as alunas. “Nós da Escola Municipal Joaquim Martins tivemos a honra de receber este projeto tão importante para nossas meninas. Ficamos extremamente emocionados e gratos em ver o quanto nossas alunas se beneficiaram dos ensinamentos trazidos pela equipe, que com maestria, trabalharam o empoderamento feminino na escola” afirmou.

As alunas também deram seus depoimentos. “Eu achei muito interessante, com o projeto aprendi que preciso gostar mais de mim, aumentar minha autoestima,” afirmou Maria Vitória, do 8º ano. “Gostei muito, nos ajudou a nos conhecermos melhor, muito importante para nós,” disse Rafaella, de 13 anos. “Aprendi muitas coisas sobre autoestima, poderia ter mais vezes”, destacou Isamaira, de 15 anos. “Foi muito bom, gostei bastante”, concluiu Maria Eduarda, de 15 anos.

O Projeto contou com as parcerias das Secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Social e de Saúde, bem como das empresas Farmácia Nacional, Loja Lírios Bijoux, Supermercado São Bento de São João da Serra Negra. O intuito é estender o trabalho a todas as escolas da rede pública do município no ano de 2022.