CAPS II realiza atividade para prevenção de violências interpessoais

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em parceria com a Vigilância Epidemiológica, realizou uma importante atividade de prevenção das violências interpessoais no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), no último dia 26 de abril.

Organizado pelos servidores do CAPS II, o evento contou com a participação dos pacientes que são assistidos e realizam projeto terapêutico na unidade, seus familiares, servidores, a coordenadora da RAPS, Lívia Carla, o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Gilberto Martins, a Coordenadora da Atenção Primária, Fabiana Bustamante e o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão.

Durante o evento foram apresentados os dados epidemiológicos das violências no contexto nacional, estadual e municipal, reforçando sobre a importância de notificação dos casos de violências.

Palestras envolvendo temas sobre violência foram ministradas pela psicóloga Letícia Pereira, professora e membro da ONG Kalungar Juntas, pela graduanda em psicologia Pâmela Dias, feminista, fotógrafa e também integrante da ONG Kalungar e pela graduanda em psicologia Ana Karoliny Ferreira, integrante do grupo de estudos “Violência Doméstica”.

Ainda foram apresentadas uma peça teatral e uma dança com a participação dos profissionais e pacientes da unidade, além de um depoimento de um paciente do CAPS II que já enfrentou a realidade de violência doméstica. O encerramento do evento contou com um lanche preparado e servido pela equipe do CAPS II.