DAEPA faz balanço da sua atual situação e apresenta perspectiva de futuro

Na manha do dia 18, convidada pelo Superintendente do Daepa Wanderley Marra, toda imprensa patrocinense esteve presente à visita para apresentação da infraestrutura atual da estação de tratamento de água e também do sistema de captação no córrego feio.

Na estação de captação, foi apresentado a imprensa todo o processo de captação e bombeamento da água através das três adutoras que abastecem a estação, localizada no bairro São Judas.

O Superintendente elencou também os problemas causados pela falta de investimentos nos anos anteriores, evidenciados hoje na infraestrutura da autarquia.

Atualmente cerca de 90% da água utilizada no município provém da estação do Córrego Feio. O sistema trabalha no limite, 24 horas por dia bombeando 240 litros por segundo, correspondente a mais de 20 milhões de litros por dia para o abastecimento de Patrocínio.
Isso demonstra o quão defasado está o sistema já que a estação trabalha com a vazão de 240 litros por segundo e foi projetada para receber apenas 120 litros.

O problema é agravado com o curto prazo de armazenamento da água, que numa cidade do porte de Patrocínio deve ser bem maior e pela falta de investimentos hoje opera quase que em tempo real.

Para resolver a questão, estudos estão sendo realizados visando implantar a captação de água em outros mananciais do município, dentre esses mananciais o que tem oferecido melhores condições, principalmente de volume de água, é o da bacia do Ribeirão Santo Antônio.

Ao final Wanderley agradeceu a toda imprensa patrocinense pela parceria e oportunidade de poder mostrar a toda população como é o processo produtivo do DAEPA, os problemas provocados pela falta de investimentos ao longo dos anos e a nova perspectiva que a autarquia tem, dentro da Administração Municipal.

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio