Patrocínio conquista a maior pontuação da década no ICMS Cultural
Patrocínio obteve a maior pontuação dos últimos 10 anos no Programa ICMS Patrimônio Cultural do Governo de Minas. A pontuação definitiva de 13,70 pontos, foi divulgada na última quarta-feira (20/07) pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IEPHA-MG). Em comparação com 2021, houve um incremento de 55,68% na nota conquistada pelo município, um excelente resultado que coloca Patrocínio em lugar de destaque na região.
O ICMS Cultural é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas com o intuito de incentivar a preservação do patrimônio cultural mineiro. Todos os anos, com base na pontuação obtida por cada município, é realizado o repasse de recursos às cidades que desenvolvem políticas públicas de relevância no setor.
Dentre as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que foram decisivas para a conquista da boa pontuação de Patrocínio destacam-se os diversos trabalhos desenvolvidos a partir da preservação dos bens tombados do município, a salvaguarda do patrimônio imaterial (especialmente em relação à Língua Kalunga), o uso de ferramentas virtuais para divulgação e conhecimento do patrimônio histórico e artístico patrocinense, bem como a atuação integrada do setor de cultura com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural - CDMPC e a Secretaria Municipal de Urbanismo - SMU.