Procon Municipal emite nota sobre apreensões de sabão em na cidade de Patrocínio

Resumo das apreensões de sabão em pó da marca Omo na cidade de Patrocínio 

O Procon Municipal de Patrocínio encontrou sabão em pó da marca OMO — possivelmente falsificado — em um supermercado da cidade, depois de reclamações de uma consumidora. Foi acionada a Polícia Civil de Patrocínio, que em ação conjunta com o Procon realizaram nesta  quarta-feira (27), a apreensão de 452 caixas. Dessas, 65 são possivelmente falsificadas e 387 possivelmente originais. Todas as caixas estão sob a guarda da Polícia Civil de Patrocínio. A Unilever, fabricante do produto, foi comunicada e vai testar o material encontrado. 

Na quarta-feira (27) o superintendente do Procon, Rodrigo de Oliveira, convocou uma entrevista coletiva para explicar as apreensões à população. Também presente na coletiva, o delegado da Polícia Civil, Geraldo Júnio Gonçalves, disse que não há informações de que o supermercado esteja envolvido, mas a polícia não descarta a hipótese. 

O superintendente afirmou que uma denúncia chegou ao órgão na última terça-feira (26) à noite, momento em que uma equipe do Procon Municipal se deslocou ao supermercado e já constatou essa possível falsificação. Conforme a consumidora denunciante, o sabão em pó da marca “Omo” não espumava. 

O delegado Geraldo Júnio Gonçalves explicou que pode haver o envolvimento de uma organização criminosa, inclusive de outras cidades e até mesmo de outros estados.

Outra informação dada na coletiva foi que a Unilever, fabricante do produto, vai enviar uma equipe a Patrocínio nos próximos dias. Eles deverão recolher o material apreendido e levarão para uma perícia. A Polícia Civil de Minas também fará perícia no Omo supostamente falso. 

No dia 28, na parte da manhã, através de outra denúncia, os fiscais do Procon Municipal de Patrocínio se deslocaram a outro supermercado de menor porte e detectaram mais 79 caixas de sabão em pó Omo, possivelmente falsificados. A Polícia Civil foi acionada e fez a apreensão do material e o Procon Municipal de Patrocínio o auto de constatação. Segundo o proprietário do estabelecimento, os produtos haviam sido adquiridos de um supermercado maior na cidade de Patrocínio. O Procon fez a autuação e anexou a nota fiscal dos produtos. 

Já no período da tarde, o Procon Municipal de Patrocínio realizou uma intensa fiscalização nos supermercados e mercados de pequeno porte e encontraram mais duas unidades do sabão em pó Omo, possivelmente falsificadas. Os mesmos procedimentos realizados na parte da manhã foram efetuados nessa autuação. 

Até o momento o Procon Municipal de Patrocínio, juntamente com a Polícia Civil apreenderam 533 caixas de sabão em pó Omo. Dessas, 146 unidades apresentam indícios substanciais de falsificação.  Até o momento foram apreendidos 852,8 quilos de sabão em pó Omo. (grifo nosso) 

As denúncias e fiscalizações continuam no intuito de retirar das gôndolas e prateleiras todos os produtos possivelmente falsificados.  

Rodrigo de Oliveira alertou para que, caso algum consumidor se sinta lesado diante dessa situação, ou tenha alguma suspeita sobre a originalidade do produto adquirido, sabão em pó OMO, que entre em contato com o Procon de Patrocínio, através do telefone (34) 3839-1800, ramais 281 e 288. 

A Polícia Civil mineira investiga fatos idênticos além no estado de Minas; e em cooperação com as polícias de outros estados: Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro, onde também foi constatada a prática. 

Atualização dia 29-07-2022 às 13h00 

 

Rodrigo de Oliveira 

Superintendente do Procon Municipal de Patrocínio 

 

Geraldo Júnio Gonçalves 

Delegado da Polícia Civil de Patrocínio