Prefeitura realiza capacitação com serventes escolares

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação com as serventes escolares das escolas e centros de educação infantil municipais e conveniados.

Nos dias 26 e 27 participaram duas turmas distintas e os conteúdos abordados foram relacionados à rotina diária de trabalho, como execução de cardápio, anotações de gastos diário, controle de estoque, recebimento e armazenamento correto de gêneros alimentícios.

Os temas foram ministrados de forma descontraída e dinâmica com teatro, trabalho em grupo, apresentação e discussão das atividades propostas. As apresentações foram feitas pelas próprias serventes escolares, sendo supervisionadas e orientadas pelas nutricionistas da SME Neuzani Maria da Silva e Maria Francisca Ferreira Rosa.

No dia 28 o conteúdo foi ministrado pelos servidores do setor de Vigilância Sanitária Paulo Roberto da Silva, Fabiana Machado Oliveira, Julliamara Fernanda Romão Pires e Cylesia Valda Faria. Foi abordado dentro da RDC de 2004 o tema: “Alimentação Escolar: 10 práticas para a produção  de refeições seguras“ que trata das normas higiênico-sanitário para garantir a segurança da refeição servida na escola.

Participaram da capacitação nos dias 26 e 27, 69 participantes no total. No dia 28 houve 134 participantes, tendo como público os gestores escolares (diretores e coordenadores) e as serventes escolares.