Distribuição dos carnês do IPTU 2023 foi iniciada em Patrocínio

A Prefeitura Municipal de Patrocínio informa que já iniciou a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2023. O aumento deste ano foi de 6,46%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O contribuinte tem a opção de realizar o pagamento em cota única, com um desconto de 5%, ou em seis parcelas sem desconto. Ambas as opções têm como data de vencimento o dia 15 de abril. Aqueles que optarem pelo pagamento em cota única podem garantir o desconto até essa data. Já aqueles que optarem pelo parcelamento devem ficar atentos às datas de vencimento de cada parcela.

Caso o contribuinte não tenha recebido o carnê em sua residência, é importante ressaltar que a partir do dia 10 de abril, ele poderá procurar a Secretaria Municipal de Finanças ou retirar a segunda via no site da Prefeitura, no endereço www.patrocinio.mg.gov.br.

Mais do que ser uma obrigação do contribuinte, pagar em dia seu IPTU é também uma forma de contribuir para o desenvolvimento da cidade. O IPTU é uma das principais fontes de receita para o Município e é utilizada principalmente em investimentos em melhorias na infraestrutura, saúde, educação, segurança e outras áreas essenciais para a qualidade de vida da população.

Além disso, a falta de pagamento do IPTU pode gerar multas, juros e até mesmo a inscrição em dívida ativa, o que pode prejudicar o cidadão. Por isso, é fundamental que o contribuinte esteja em dia com suas obrigações fiscais e faça sua parte para o desenvolvimento de sua cidade.