Conferência Municipal de Cultura promove atualização do Plano de Cultura e elege novo Conselho de Política Cultural

Na noite de ontem (04), foi realizada na Câmara Municipal de Patrocínio a 5ª Conferência Municipal de Cultura, evento de grande relevância para a promoção e o fortalecimento das políticas culturais no município. A conferência contou com a participação ativa de trabalhadores da cultura, artistas, coletivos, grupos étnicos e representantes da sociedade civil.

O objetivo central do evento foi a atualização do Plano Municipal de Cultura, um instrumento fundamental que direciona as ações culturais em Patrocínio. A atualização do plano é essencial para garantir que as políticas culturais estejam alinhadas com as demandas atuais e futuras da comunidade, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento artístico e cultural.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Eliane Nunes, destacou a importância desse evento para o Município “Nós esperamos que a população se acostume a discutir com o poder público as reais necessidades do setor cultural. Temos fortalecido a nossa cultura e estar com um plano municipal discutido pelo conselho com representantes de cada setor cultural é muito importante para este trabalho. Hoje nós estamos cumprindo nosso papel, que é o de acionar toda a sociedade civil e segmentos culturais para que eles tenham este conhecimento e que a gente fomente cada vez mais nossa cultura” disse.

Além da atualização do Plano Municipal de Cultura, outro ponto de destaque da conferência foi a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural. Esse conselho desempenhará um papel fundamental na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas culturais do município. Os eleitos para o conselho foram Pedro Weber (titular) e Letícia Borges (suplente) do Setorial Música; Maria Helena Malagoli (titular) e Luiz Antônio Costa (suplente) do Setorial Literatura; Élida Amparo (titular) e Alan Sousa (suplente) do Setorial Artes Visuais; Flávia Arvelos (titular) e Vitor Henrique (suplente) do Setorial Artes Cênicas; e Cícero José (titular) e Reinaldo Ramos (suplente) do Setorial Culturas Populares. Esses representantes desempenharão um papel crucial na definição e implementação das políticas culturais em Patrocínio, buscando sempre o desenvolvimento e o fortalecimento do cenário cultural local.

Ainda durante a conferência, foram abordados diversos temas relevantes para a construção dessas políticas, com destaque para a discussão da Lei Paulo Gustavo, que estabelece o repasse direto de recursos federais aos estados e municípios, com o objetivo de fomentar e valorizar a cultura local. Segundo Eliane Nunes serão destinados R$700 mil para Patrocínio e a ampla participação dos envolvidos nesse diálogo é fundamental para garantir a representatividade nas decisões tomadas.