Soluções de diversas demandas da área rural são apresentadas na reunião do CMDRS

Na tarde desta quarta-feira (1º), foi realizada no Auditório Geraldo Campos mais uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS. Presidida por Anália de Fátima Silva, contou com a presença dos presidentes dos conselhos, representantes das secretarias municipais de Agricultura, Obras e Meio Ambiente, vereadores Joel de Carvalho e Valtinho do Jandaia, extensionistas da Emater e a imprensa.
Iniciando as discussões, o Secretário de Agricultura Rubens Rocha Machado trouxe respostas a diversas dúvidas levantadas na última reunião do Conselho. Sobre o pagamento das subvenções esclareceu que foi necessário ser feito um novo projeto que será encaminhado a Câmara, mas que acredita que até no fim do mês a situação será regularizada. E em relação a distribuição de calcário e gesso, informou que já está em negociação com a empresa Vale Fertilizantes.

“É necessário que os presidentes tragam as demandas das comunidades, para que ao tomar conhecimento, possamos buscar soluções o mais rápido possível” disse Rubens explicando que já há uma conversa com a Secretaria de Desenvolvimento Social para que cuide da parte urbana dos distritos e comunidades, pois apresentam demandas diferentes da parte rural que continuará atendida pela Secretaria de Agricultura.
O Secretário também informou aos produtores que está buscando formas de viabilizar a construção de um Barracão do Produtor, a exemplo de Patos de Minas e a Implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que controla a qualidade dos produtos de origem animal, a exemplo de Uberaba.

Os vereadores Joel de Carvalho e Valtinho do Jandaia, presentes na reunião, se colocaram a disposição dos presidentes para apoiá-los no atendimento de suas demandas, se comprometendo a buscar meios de agilizar a votação do projeto das subvenções.
Em relação aos serviços de infraestrutura rural os presidentes dos conselhos apresentaram diversas demandas que foram respondidas pelo Secretário Rubens Rocha Machado e também pelo Secretário de Obras Jorge Marra que ainda falou sobre o cronograma de recuperação das estradas rurais, reforma de pontes, construção de mata-burros e cacimbas, construção de terreiros de café e silos.

Foi explicado aos presidentes que há um acordo entre os Secretários de Obras e Agricultura para que todas as demandas sejam atendidas coletivamente, através de pedido do Presidente do Conselho, para fortalecimento das associações.
Os representantes da Emater, Andreza Sebaio e Thiago Conti também apresentaram uma explicação sobre o Programa Certifica Minas.
Sobre as cascalheiras, Gabriel Gonçalves da Secretaria de Meio Ambiente, conclamou os presidentes para que ajudem a localizar proprietários que estejam dispostos a doar cascalho para a manutenção das estradas rurais do município, que a Secretaria providenciará todo o processo para legalização e revitalização da área.

Finalizando a reunião, Rubens informou que a Prefeitura contratou um técnico para a Secretaria de Meio Ambiente para solucionar os problemas dos licenciamentos ambientais que estão parados na SUPRAM.

“Esse gestão irá valorizar a área rural, e buscar resolver todos os seus problemas, por reconhecer a importância dos produtores para o município” finalizou Rubens afirmando que o CMDRS sempre pode contar com o apoio da Secretaria de Agricultura.

ASSCOM - Prefeitura Municipal de Patrocínio