Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Defesa Civil apresentam campanha para prevenir incêndios em lotes

Na manhã desta sexta-feira (19), representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Governo Municipal e da Defesa Civil se reuniram na Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes para apresentar a campanha Alerta Verde. O objetivo principal da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância da limpeza dos lotes vagos, visando prevenir incêndios.

Buscando fomentar a cultura de prevenção e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas para a limpeza de lotes, a operação Alerta Verde é realizada anualmente pelo Corpo de Bombeiros em todo o estado de Minas Gerais contando sempre com o apoio do poder público. Em Patrocínio, o Governo Municipal é um parceiro fundamental da corporação, empenhando-se tanto em intensificar as fiscalizações e identificar possíveis incendiários quanto em assegurar a devida punição aos responsáveis.

No encontro estavam presentes o Comandante da 12ª Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Duarte, bombeiros do 2º Pelotão de Patrocínio, representantes das Secretarias Municipais de Urbanismo, Meio Ambiente e Segurança Pública, Trânsito e Transportes, além da Defesa Civil e a imprensa local.

De acordo com o Tenente Coronel Duarte, além de promover uma mudança de cultura na população, campanha tem como objetivo incentivar a manutenção adequada dos lotes e a redução de casos de incêndios, que atualmente representam em média 55% das ocorrências de incêndios em vegetação. Essas ocorrências consomem recursos e tempo dos bombeiros, que poderiam ser direcionados para atendimentos de maior complexidade, principalmente grandes incêndios na área rural que ameaçam lavouras e propriedades. A campanha Alerta Verde terá duração até o mês de julho, quando se inicia a fase mais crítica dos incêndios na região.