Secretaria de Cultura e Turismo realiza diversas atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares. A data busca promover uma reflexão profunda sobre a inserção da comunidade negra na sociedade brasileira e o impacto da cultura africana na formação da identidade cultural do país.

Para celebrar a data, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza hoje (20), às 19h, o Desfile Tempo de Pensar Negro, na sede da Cosepar, no qual alunas do curso de corte e costura da Escola de Artes Irene Marra criaram peças com inspiração afro para demonstrarem um pouco do trabalho desenvolvido.

Hoje também acontece no CEU das Artes, das 9h às 11h e das 14 às 16h, oficinas de maculelê, dança afro e capoeira, com os alunos do Programa Arte Viva.

Ainda integrando as atividades do mês da Consciência Negra, acontece o 5º Encontro Municipal de Capoeira do Programa Arte Viva, entre os dias 17 de novembro e 17 de dezembro, percorrendo todas as instituições que recebem essa modalidade para realizar a entrega de cordões.

Também em parceria com o COMPIR – Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial, cuja posse e eleição da nova diretoria aconteceu no último dia 7 de novembro, estão sendo realizadas ao longo do mês palestras, rodas de conversa, além de eventos específicos dos movimentos afrodescendentes existentes no município, como o Kalungar, Coletivo Okayofu, movimento Hip Hop, Moçambique Ouro de Maria, CUFA, entre outros.