Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre risco de aumento de casos de Dengue nos próximos meses

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Controle de Endemias, alerta a população para se atentar ao risco de aumento de casos de Dengue nos próximos meses.

O período de chuvas que se aproxima é ideal para que o Aedes aegypti se prolifere devido ao acúmulo de água em recipientes e depósitos dispostos ao ar livre. Por isso, é importante reforçar que todos devem monitorar suas casas, comércios, empresas e lotes vagos, para que não tenha a presença de criadouros do mosquito da Dengue.

Os agentes de endemias orientam que os moradores, comerciantes, empresários e proprietários de imóveis urbanos não joguem lixo nos quintais e lotes vagos, assim como pedem que troquem a água de vaso de plantas com frequência e tampem as caixas d’água e depósitos maiores.

Ações previstas:

• Intensificação das atividades de visita domiciliar nas localidades identificadas com maior infestação do Aedes aegypti, bem como visitar com frequência quinzenal os locais considerados pontos estratégicos (ferro velho, borracharia, dentre outros) como medida preventiva para impedir grandes proliferações.
  • Capacitações técnicas de médicos e enfermeiros para qualificar a assistência aos pacientes suspeitos atendidos em toda a rede de saúde municipal.
  • Parceria com a Secretaria de Educação, através do Programa Saúde na Escola, para realizar ações educativas e de mobilização social nas instituições de ensino do município.
  • Realizar o levantamento de índice de infestação predial através de pesquisa larvária na primeira semana de janeiro de 2024 como medida para monitorar a dispersão do mosquito da Dengue nos bairros do município e propor ações diretas de combate.