Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social participam de Seminário em Belo Horizonte
Aconteceu no dia 13 de fevereiro, no auditório JK, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, o I Seminário de Comunidades Terapêuticas e Comunidades Afins do Estado de Minas Gerais, e contou com a participação de três representantes de Patrocínio, sendo do poder público, a Coordenadora de Proteção Básica da Secretária de Desenvolvimento Social Janilse Cristina Martins Silva, a Secretária dos Conselhos, Elisa Abadia Gonçalves e representando a sociedade civil, a coordenadora da Comunidade Colina da Paz, Ana Maria Abadia Silva, que também é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
Realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, através da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, o seminário proporcionou aos técnicos que atuam na prevenção, acolhimento e reinserção de dependentes químicos em comunidades terapêuticas e demais entidades se reunirem para discutir o fomento e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o tema do uso de álcool e outras drogas em Minas Gerais.
Para Janilse a participação foi muito importante para direcionar o trabalho que será desenvolvido nessa área pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Nesse primeiro momento, onde estamos planejando as ações da Secretaria que serão realizadas em prol dos dependentes químicos e suas famílias, precisamos estar alinhados com o trabalho realizado a nível estadual” pontuou a coordenadora.
CRAS e CASI em atividade
No dia 8 de fevereiro, foi realizada uma reunião com os pais dos acolhidos do CASI – Centro de Atendimento Socio-Infantil para discutir a melhoria e funcionamento dos projetos a serem desenvolvido pelo programa do PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família).
Também diversas ações estão sendo realizadas em todas as unidades dos CRAS – Centro de Referência de Assistências, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que tem como objetivo fortalecer o vínculos das famílias referenciadas.
As oficinas, executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, terão início a partir do mês de março.
Para utilizar os serviços oferecidos pelo Centros, a família deve procurar a unidade mais próxima do seu bairro, preencher sua ficha social, e aguardar a visita de um técnico social para encaminhamento de acordo com as suas necessidades.
Abaixo, os endereços de cada unidade:
CASI - Centro de Atendimento Sócio Infantil
Rua Furtado de Menezes, 1940 - Santo Antônio
CRAS Dona Emidinha
Avenida Odir Aleixo, 220 - Enéas Ferreira de Aguiar
CRAS Geraldo Ribeiro
Rua Elmiro Alves do Nascimento, 1040 – Marciano Brandão
CRAS Geraldo Tuniquinho
Av. Brasil, 1113 - Serra Negra
CRAS Vera Nunes
Rua Expedito Dias, 1171 – São Benedito
ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio